Cinema de autor tem nova morada online

Os fãs de cinema de autor já têm uma nova plataforma online para explorar. A Filmin disponibiliza filmes sob o modelo de video-on-demand, permitindo que os utilizadores assistam aos conteúdos através do computador, tablet ou smartphone sem subscrição obrigatória nem necessidade de associação a um operador de telecomunicações. Em breve, a Filmin promete chegar também às smartTV.

O catálogo disponível conta com cerca de 500 películas, todas disponíveis na língua original e com legendas em português, sendo que podem ser alugados à unidade (entre 1,85 e 3,95 euros). Na maioria dos casos, podem ser visualizadas em alta definição. Em comunicado, a Filmin garante que o catálogo de referências está em constante expansão e explica que cada título é acompanho por conteúdos editoriais.

Quanto às categorias disponíveis, vão desde clássicos a estreias, curtas-metragens, cinema infantil, concertos e cinema português. Nascida em Espanha em 2008, a Filmin chega a Portugal apoiada pelo programa Media da Europa Criativa e apresenta, nos seus primeiros dias de vida, uma parceria com a distribuidora Bold. No próximo dia 19, os internautas vão poder assistir à ante-estreia de “Eis o Admirável Mundo em Rede”, um documentário de Werner Herzog.

A direcção da Filmin Portugal refere que a plataforma chega ao mercado português «numa altura de grandes mudanças em relação à forma como vemos filmes». Segundo os responsáveis, a vontade de ver cinema está a crescer em paralelo com a dificuldade de produções de qualidade conseguirem espaço e visibilidade: «Por esta razão, fizemos um grande investimento na linha editorial, com uma programação adaptada ao contexto cultural e social do nosso País, tentando, ao mesmo tempo, abordar os temas que mais possam interessar um público atento e transversal como o nosso.»

Por outro lado, a Filmin pretende ser uma forma de levar o cinema de autor a todos os pontos do território português, missão facilitada pelo recurso à Internet. «O nosso objectivo é o de ajudar e simplificar o desfrute e o consumo de conteúdos deste tipo através de uma plataforma de fácil utilização e com uma comunicação apelativa e de forte impacto», conclui a direcção.

Para assinalar o lançamento da plataforma em Portugal, a Filmin tem em curso uma promoção que consiste na oferta de um mês adicional a quem adquirir a subscrição de um mês, até ao final do ano. A subscrição mensal tem um custo de 6,95 euros, sem fidelização obrigatória.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Human Resources ultrapassa marca dos 115 000 seguidores no LinkedIn
Automonitor
Vídeo: Mesa redonda da 2ª conferência do AUTOMONITOR