Ciclistas vão poder pedir semáforos verdes

A Siemens está a tentar criar uma onda verde para ciclistas, à semelhança do que já acontece no caso dos automóveis nas estradas alemãs. O fenómeno “Grüne Welle” acontece sempre que um conjunto de semáforos fica verde em sequência, facilitando a passagem dos automóveis. A ideia da Siemens é que o cenário seja replicado nas vias para bicicletas.

Para isso, a tecnológica desenvolveu a app SiBike que tira partido da navegação por satélite para melhorar a circulação dos ciclistas. A solução encontrada garante um tráfego fluído e reduz as travagens e acelerações desnecessárias.

No caso das bicicletas, a tal onda verde não diz respeito à redução directa de emissões de gases como acontece com os automóveis. Aqui, o impacto ambiental é indirecto, já qua a ideia da Siemens é que mais pessoas optem por substituir o carro pela bicicleta ao verem a possibilidade de pedalar sem impedimentos – sem sinais vermelhos.

Resta saber como funciona a aplicação. A SiBike permite que o smartphone determine a posição do utilizador através de GPS e que emita um sinal para o controlador de tráfego. Este tem como missão acender a luz verde nos semáforos. A fase piloto deste projecto da Siemens vai decorrer, ao longo dos próximos meses, na cidade de Bamberg, na Alemanha.

Artigos relacionados