Chega de scroll: Fox desafia os portugueses a verem “o que realmente interessa”

“Fox the scroll: Vê o que gostas” é o mote da mais recente campanha dos canais Fox, que desafia os portugueses a parar o scroll e a irem directos aos seus conteúdos preferidos. Partindo da premissa “Se é para fazer dois quilómetros de scroll, tudo bem. Fazemos. Mas tem de ser como nunca viste!”, a campanha leva os tradicionais feeds digitais para o mundo físico, colocando em destaque o conteúdo que “realmente interessa”, nomeadamente estreias e novidades dos canais Fox, Fox Life, Fox Movies, Fox Crime e Fox Comedy.

A ideia da campanha, desenvolvida pelo estúdio criativo da The Walt Disney Company (TWDC) e produzida pela Velvet, parte de um dado curioso: todos os dias, os utilizadores de redes sociais percorrem, em média, dois mil metros quando fazem scroll no telemóvel. Ou seja, dois quilómetros de fotos, vídeos, memes, gifs, comentários e conteúdos de todo o tipo.

A materialização deste projecto foi conseguida através de uma técnica desenvolvida em Portugal especialmente com o objectivo de colocar de pé esta ideia. Tratou-se da construção de um cilindro com um reservatório, bomba de tinta e esponja cortante que permitiu a impressão de imagens no chão. O cilindro foi puxado por um carro eléctrico e a estrutura baseou-se no funcionamento dos moinhos de água, segundo é explicado em comunicado.

Para dar vida ao feed físico, foi preciso um rolo de 600kg e 147cm de diâmetro, composto por cerca de 200 litros de tinta de água biodegradável. Esta tecnologia permitiu pintar uma superfície composta por dezenas de posts todos diferentes, que reflectem o conceito da campanha e que visam dar a conhecer as estreias e novos conteúdos dos canais Fox.

«Com este projecto, criámos, provavelmente, o maior mural alguma vez pintado no nosso País. Uma superfície que começa com um quilómetro e que nos dá uma noção do tempo que passamos a fazer scroll e a ver, muitas vezes, aquilo que não escolhemos. Esta campanha é um despertar, que nos faz pensar a forma como usamos o nosso tempo e o conteúdo que absorvemos nesses períodos», explica Hellington Vieira, director Criativo da TWDC Portugal.

A campanha “Fox the scroll” terá duas fases, arrancando agora com a promoção das estreias “CSI: Vegas”, “Investigação Criminal: Los Angeles” temporada 13, “Investigação Criminal: Hawai”, “FBI: Internacional”, “American Crime Story: O Caso Monica Lewinski”, entre outras. No primeiro trimestre do próximo ano, o desafio de criar um quilómetro adicional estará do lado dos portugueses, embora a Fox ainda não dê detalhes sobre a mecânica desta etapa.

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