Cascais oferece prémios a quem recicla embalagens de bebidas

Incentivar a reciclagem através da oferta de prémios é a estratégia do município de Cascais, que instalou 10 máquinas através das quais os cidadãos podem depositar embalagens de bebidas em troca de pontos. Basta colocar embalagens de vidro, plástico ou metal para receber automaticamente um talão com um QR Code que garante a conversão da reciclagem em pontos.

Estes pontos podem ser utilizados, depois, para reservar uma das várias actividades disponíveis na plataforma CityPoints, nomeadamente baptismo de cavalo ou de segway, passeio de burro com guia, visita a museu ou acesso a pista de arborismo. Há também alguns objectos disponíveis, como palhinhas de aço inoxidável e escovas de dentes em bambu.

As máquinas estão disponíveis no Mercado da Vila de Cascais e em algumas lojas Auchan, Continente, E. Leclerc, Lidl e Pingo Doce, no concelho de Cascais.

Joana Balsemão, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Cascais, sublinha que é preciso aumentar a taxa de reciclagem em Portugal, «não só para cumprir as metas nacionais e europeias como aquelas que são necessárias para bem do planeta». Em Cascais, as metas em termos de infra-estruturas estão cumpridas mas ainda há um caminho a fazer na adopção de hábitos.

Nasce assim o projecto iREC – Inovar na Reciclagem, que também permitirá recolher dados para posterior análise na Nova SBE. O objectivo será avaliar o impacto ambiental e económico da iniciativa, que ambiciona recolher, por mês, um milhão de embalagens.

«O projeto iREC – Inovar na Reciclagem pretende promover a economia circular, uma vez que os resíduos têm valor e podem ser reintroduzidos na cadeia económica como novos produtos, evitando assim o consumo de mais recursos naturais. Tem também a pretensão de promover uma mudança de comportamentos em relação ao consumo de bebidas em recipiente de uso único devido ao impacto que estes têm para o planeta e, em particular, para a redução da pegada ecológica coletiva e individual», acrescenta ainda Luís Capão, presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, em comunicado.

Artigos relacionados