Carruagens transformadas em arte pública

urbanos_lisboa (1)_2VIHLS (Portugal), Alberto Folch (Espanha), Jorge Fonseca (Brasil), Luís Alegre (Portugal), Francisca Torres (Portugal) e Bruno Pereira (Portugal) são os artistas que integram o projecto “JANELA” e vão transformar 10 carruagens da CP em obras de arte pública que vão circular na Linha de Cascais e nos serviços urbanos do Porto.

O projecto “JANELA” resulta de uma parceria entre marcas e artistas (consagrados e em início de carreira) que tem como objectivo levar a arte ao encontro de um público alargado, desafiando seis artistas à criação de intervenções num suporte nunca antes utilizado por nenhum dos autores – a carruagem.

As intervenções realizam-se no interior e exterior das carruagens e o resultado final é uma galeria de arte circulante que deverá receber, nestes serviços urbanos da CP, uma média diária de 260 mil passageiros / visitantes.

O projecto, promovido pela CP, tem o apoio da Immochan (imobiliária comercial do Grupo Auchan), que assume o papel de mecenas, contribuindo para a possibilidade de concretização da iniciativa, através da marca Alegro. A direcção artística está a cargo de Sandro Resende, fundador da Associação P28.

A inauguração, que será assinalada no dia 28 de Maio, contará com a presença do presidente da CP, Manuel Queiró, do director-geral da Immochan, Mário Costa e do director artístico do projeto, Sandro Resende, bem como dos artistas participantes.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Acompanha aqui o lançamento oficial do Sapo Prime, uma nova forma de comprar conteúdos jornalísticos
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado