Carma lança serviço que ajuda a «eliminar o ruído nas redes sociais e gerar engagement»

Dar às marcas a possibilidade de conhecerem a fundo a opinião dos consumidores presentes nas plataformas digitais é a missão da Carma ao lançar novas ferramentas de social listening. A empresa especializada em media intelligence desenvolveu um serviço de interpretação mediática que combina monitorização quantitativa com dados qualitativos para apresentar análises mais ricas.

Na prática, este serviço inclui informações sobre owned e earned media (canais de comunicação próprios e conteúdos gerados por terceiros, respectivamente), desde reflexões sobre os temas mais falados a índices de favorabilidade referentes à presença de determinada marca no digital.

Luís Garcia, managing director da Carma, adianta à Marketeer que Facebook, Instagram, Twitter e YouTube são, para já, as plataformas de owned media abrangidas, sendo que está previsto passar a incluir também o LinkedIn e o TikTok, entre outros, em breve. Em termos de earned media, já são contempladas as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter, às quais se juntam trabalhos que envolvem o YouTube, blogs ou fóruns, por exemplo.

«No âmbito de earned media, utilizamos uma abordagem híbrida que junta a recolha automática de dados com a recolha manual de mais conteúdos que não são passíveis de recolha automática, revisão e classificação manual dos mesmos, de forma a disponibilizar análises necessárias para tomadas de decisão que impactam directamente a estratégia digital das marcas e o negócio das empresas», conta Luís Garcia.

Estes dados são, depois, estruturados e transformados em relatórios com insights, comentários e identificação dos chamados “conversation drivers” que poderão ser mais relevantes para o desenho do futuro das insígnias.

O novo serviço da Carma pretende destacar-se por oferecer um lado humano. Segundo a empresa, as ferramentas que existem no mercado focam-se, tipicamente, em mecanismos automáticos que consideram somente o lado quantitativo. A nova solução, por outro lado, une soluções SaaS a uma curadoria a cargo de profissionais especializados que garantem a recolha manual de mais conteúdos, a sua revisão e classificação.

Através das novas ferramentas de social listening, é possível saber, por exemplo, quais os produtos mais falados online de uma marca de grande consumo e quais as críticas que são feitas pelos utilizadores das redes sociais – sendo que os comentários recolhidos dizem respeito a conteúdos públicos mas também a pesquisas feitas em ambientes digitais privados.

Acompanhe a entrevista a Luís Garcia na íntegra:

O que motivou a criação deste serviço? Era algo pedido pelas marcas?

Sim, sem dúvida. As marcas, sejam corporativas ou de grande consumo, estão cada vez mais presentes nas redes sociais e necessitam de uma monitorização e análise rigorosas, acompanhadas de insights para apoio à tomada de decisão.

Tradicionalmente, as ferramentas existentes para o efeito são soluções SaaS, com resultados automáticos e que monitorizam apenas a mediatização ao nível quantitativo. Actualmente, as marcas precisam de mais informação, métricas relevantes e análises qualitativas com insights pertinentes.

As análises mediáticas da Carma, que já reuniam informações sobre media tradicionais (como imprensa escrita e online, blogues, TV e rádio), englobam agora outras informações sobre redes sociais: owned e earned media. O serviço Carma Social é, assim, uma poderosa extensão que adicionamos à monitorização de meios tradicionais que permite correlacionar a cobertura de notícias e meios tradicionais com o engagement nas redes sociais, permitindo uma visão integrada do impacto das campanhas de comunicação e de relações públicas.

Que redes sociais são abrangidas? Poderão alargar a outras?

No que respeita owned media, estamos de momento a abranger Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Em breve, teremos outras plataformas como LinkedIn, TikTok, Snapchat, WeChat, entre outras.

No que toca a earned media, para além de Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, já fazemos projectos com LinkedIn e também com fóruns e blogs. Neste âmbito de earned media, utilizamos uma abordagem híbrida que junta a recolha automática de dados com a recolha manual de mais conteúdos que não são passíveis de recolha automática, revisão e classificação manual dos mesmos, de forma a disponibilizar análises necessárias para tomadas de decisão que impactam directamente a estratégia digital das marcas e o negócio das empresas.

Após o processo de recolha e classificação de dados, os mesmos são objecto de análise e estruturados em relatórios de análise quantitativa e/ou qualitativa, podendo incluir insights, comentários, identificação de “conversation drivers” e narrativas que destaquem determinados indicadores e chamem a atenção para as principais referências da marca, permitindo uma útil e rápida análise e tomada de decisão por parte de cada cliente.

Qual é a importância de ferramentas como estas? Quais são as mais-valias para as marcas?

Eliminar o ruído nas redes sociais para gerar o engagement que importa pode ser um desafio. O nosso objectivo é fornecer as informações que as marcas precisam para criar engagement nas redes sociais e gerir a sua reputação de maneira eficaz.

Para além disso, é vital para as marcas e empresas conseguirem monitorizar tendências, agir rapidamente em situações de crise, fazer um bom benchmarking com a concorrência, assim como ter a capacidade de fazer um bom mapeamento de influenciadores e de lideres de opinião especializados em determinada área.

A plataforma Carma permite, assim, monitorizar, medir e analisar os canais de redes sociais e a reputação das marcas. Para além disso, a Carma oferece serviços de monitorização e análise de redes sociais e notícias de uma forma totalmente integrada, o que é extremamente útil para os utilizadores que pretendem ter apenas um hub com toda a informação de media.

Que resultados já estão a ter?

A nível internacional, já trabalhamos vários projectos para marcas de grande consumo, grandes empresas e entidades públicas que costumam trabalhar connosco a nível global ou em várias geografias. Em Portugal, estamos numa fase de lançamento desta linha de negócio da Carma mais focada nas redes sociais e já contamos com vários projectos com agências de comunicação, marcas de grande consumo e clientes corporate.

Foi necessário aumentar a equipa para lançar este novo serviço?

Temos vindo a aumentar a nossa capacidade instalada em Portugal para projectos não só em Portugal, mas também noutras geografias, e prevemos recrutar em breve mais media analysts para a nossa equipa, à medida que o negócio for crescendo. Para fazer face às limitações de acesso a conteúdos impostas por plataformas como o Facebook e o Instagram, estamos a construir equipas que analisam e recolhem os resultados das várias plataformas cujo conteúdo não é identificado automaticamente. São, assim, monitorizados e analisados não apenas os conteúdos publicamente disponibilizados nas redes sociais, mas também os resultados de pesquisas feitas em esferas digitais mais fechadas.

Texto de Filipa Almeida

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