Cápsulas impulsionam crescimento do café

No último ano móvel, o café registou vendas de cerca de 302 milhões de euros nos canais de retalho, conquistando o estatuto de uma das categorias mais dinâmicas do mercado português. O consumo no canal Horeca, onde o café está presente em 99% dos estabelecimentos, ascendeu aos 297 milhões de euros (+6% do que no período homólogo anterior).

Os dados são da Nielsen, que aproveita a celebração do Dia Mundial do Café (14 de Abril) para apresentar um quadro alargado relativamente a esta categoria em Portugal. De acordo com o estudo realizado, as cápsulas constituem o principal driver de crescimento do café, tendo este segmento crescido 12% nos dois últimos anos móveis. A subida significativa fez com que as cápsulas se aproximassem dos 200 milhões de euros em vendas.

«Inovação associada à Conveniência com um toque de Premiumização tem sido a receita para o sucesso de uma categoria que é expectável que continue a crescer nos próximos anos», comenta Ramiro Vaz, client consultant manager da Nielsen. O responsável destaca, ainda, o crescente preço médio deste produto, justificado por constantes lançamentos que tornam este um dos segmentos mais inovadores em Portugal.

Por outro lado, o dinamismo presente nas cápsulas não se verifica nos cafés torrados (moído, grão e pastilhas) e solúveis. «Estes segmentos mais maduros estão a perder presença nos lares portugueses e, no caso do café torrado, tem existido uma transferência de consumo para o segmento das cápsulas, que vieram revolucionar o mercado dos cafés», acrescenta o Ramiro Vaz.

Jovens preferem as cápsulas

É nos lares mais jovens que se encontram mais cápsulas de café. A Nielsen revela que os Millennials são quem disponibiliza uma maior fatia do seu gastos anuais à cápsulas de café. Seguem-se as famílias e os séniores. No que diz respeito aos cafés torrados, os séniores lideram, mostrando particular interesse nas opções sem cafeína.

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