Worten: Superação ano após ano

Não é uma missão nova ou recente da marca. Não é uma questão de modas. Na verdade, o programa de sustentabilidade Worten Transforma existe desde 2009 e tem provas dadas de que funciona, de facto, trazendo para a realidade um dos eixos prioritários da marca, em termos de sustentabilidade: a recolha e reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida.

Os resultados estão à vista de todos. Desde 2009, o programa já permitiu reciclar mais de 55 mil toneladas de equipamentos eléctricos antigos e doar mais de 22 mil de novos equipamentos, no valor superior a 2 milhões de euros, a milhares de instituições portuguesas, impactando directamente mais de 600 mil utentes.

«Comercializamos tecnologia e electrodomésticos, pelo que é nosso compromisso receber, nas perto de 200 lojas que temos em Portugal, os equipamentos eléctricos que os nossos clientes já não usam ou estão avariados – essa entrega pode ser feita, numa loja Worten, pelas mãos dos clientes, que podem escolher a loja mais perto de si; ou então a recolha pode ser feita, gratuitamente, ao domicílio, aquando da entrega de um novo equipamento comprado numa das nossas lojas ou em worten.pt. A nossa equipa entrega o novo e recolhe o antigo, encaminhando-o para reciclagem», explica Inês Drummond Borges, directora de Marketing da Worten.

A reciclagem destes resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) é um tema importante para a Worten, por estar relacionada com a área de negócio da empresa, mas também por se manter bastante actual.

Olhemos, novamente, para números. A nível mundial, as Nações Unidas estimam que sejam produzidas 120 milhões de toneladas de REEE, por ano, até 2050. Só em 2017 foram produzidas, globalmente, mais de 44 milhões de toneladas de lixo electrónico, equivalente a mais de 6 kg para cada habitante do planeta. «Números que nos levam a acreditar que a reciclagem deste tipo de equipamentos é, de facto, essencial e que a Worten pode fazer a diferença, recebendo nas suas lojas esse lixo electrónico, encaminhando- o depois para reciclagem, com o apoio da ERP Portugal, parceiro do Worten Transforma no que toca à gestão adequada desses resíduos», comenta.

A Worten continua a apostar nesta área da sustentabilidade ciente de que é esse o seu papel enquanto empresa responsável e activa nas comunidades onde está inserida. «Ao passarmos a mensagem da importância da reciclagem dos equipamentos eléctricos em fim de vida, cujas substâncias são altamente prejudiciais para o ambiente, dando- -lhes uma mais-valia solidária com a doação de produtos novos a quem mais precisa, estamos a gerar valor para a sociedade, para a economia, ao mesmo tempo que reforçamos a proximidade e a relação de confiança com os portugueses, que sabem que podem contar com a Worten, sempre.»

E, hoje, os portugueses estão mais sensibilizados para a necessidade de reciclagem dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, «muito devido à influência das gerações mais novas», opina a responsável.

Em 2019, no âmbito do Worten Transforma, foram recolhidas 6002 toneladas de REEE, 842 das quais recolhidas em Dezembro, na campanha de Natal – mais do dobro do valor registado em Dezembro de 2018.

Em termos de histórico, a Worten tem conseguido superar as recolhas de REEE ano após ano, o que demonstra bem a maior apetência dos portugueses para o tema, que se escusam, cada vez mais, a depositar este tipo de equipamentos em aterros ou locais não indicados para tal.

Apoiar quem mais precisa

Em Março deste ano, com o aparecimento da actual crise pandémica, a Worten começou a receber um volume enorme de pedidos de apoio das mais variadas entidades, a maioria delas relacionadas com saúde e educação. Não apenas de hospitais e centros de saúde – que precisavam de electrodomésticos para lavar em segurança o fardamento do pessoal médico, de enfermagem ou auxiliar ou para equipar copas improvisadas -, mas também escolas e instituições de apoio ao ensino – que lutavam com a falta de equipamentos e da tecnologia necessária para garantir o ensino à distância para os alunos mais carenciados.

«A Worten reorientou o seu programa Worten Transforma de modo a concentrar esforços no apoio ao bem-estar de doentes e profissionais de saúde e na redução das assimetrias que a realidade do ensino à distância veio agudizar», explica a responsável, lembrando que o foco foi para instituições directamente afectadas por estes tempos excepcionais que vivemos.

Ao longo deste ano, a Worten já doou mais de 100 mil euros em equipamentos novos a hospitais, escolas e instituições de solidariedade social de todo o País. Tablets, smartphones e intercomunicadores estão entre os principais equipamentos doados a unidades de saúde, possibilitando o contacto entre os doentes em isolamento e os seus familiares, que de outro modo não seria possível, nestas circunstâncias. A lista de produtos doados a esta tipologia de instituições inclui ainda frigoríficos, máquinas de lavar e os pequenos electrodomésticos, para equipar copas e lavar em segurança o fardamento de enfermeiros, médicos e auxiliares. No que toca aos equipamentos necessários às escolas e outras instituições de ensino que apoiam populações mais vulneráveis no acesso dos seus filhos ao ensino à distância estão concentrados na área de informática.

E, tendo em conta o contexto que vivemos (em que existem menos deslocações às lojas físicas), «nas campanhas deste ano, introduzimos a novidade de, quem não tiver equipamentos eléctricos antigos para entregar e se preferir, poderá contribuir também online para a causa, a partir de 0,50€ em worten.pt. O montante angariado será doado por inteiro ao Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA, no final da campanha, para apoiar quem mais precisa», salienta Inês Drummond Borges.

No total, este ano, o Worten Transforma já apoiou 143 instituições, 62 na área da saúde, 34 na área da educação e 47 de solidariedade social. Estas instituições receberam 471 equipamentos novos, para atenuar algumas das suas principais carências. Portáteis, tablets, desktops, micro-ondas e frigoríficos ocupam o top das doações realizadas.

A selecção das instituições cabe ao Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA, parceiro do Worten Transforma e a entidade responsável por identificar/confirmar as necessidades reportadas e garantir a respectiva doação.

Sem especificar valores, Inês Drummond Borges revela que a marca teve de reforçar o seu investimento nessa área, no que toca ao tipo de produtos novos doados (maioritariamente da gama de informática).

De futuro não restam dúvidas à directora de Marketing de que a aposta no Worten Transforma é para continuar, bem como a reflorestação do País, através da campanha Troca Eficiente (ver caixa).

«Será útil percebermos, em 2021, de que forma estas duas iniciativas poderão ser potenciadas. » Até porque se há algo que é certo é que a Worten quer continuar a fazer a diferença, com base na sua área de negócio, gerando valor efectivo e real nas comunidades onde a marca está inserida.

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