Tetley: Uma chávena de chá ao lado dos portugueses

Representada em exclusivo pela Delta em Portugal, onde está presente há mais de 30 anos, a marca Tetley tem a ambição de partilhar o seu amor pelo chá. Com uma equipa que, desde 1837, é especialista na concepção dos melhores chás do mundo, aplicando no seu desenvolvimento a inalterada arte de avaliar, com total precisão, mais de mil amostras por dia, a Tetley propõe combinações de chás e infusões perfeitas para todos os momentos do dia-a-dia.

Com uma longa herança e tradição que começou em Yorkshire, em Inglaterra, a Tetley continua a assumir o seu compromisso incondicional de qualidade com todos os seus produtos, garantindo as suas qualidades organolépticas e consistência no sabor, aroma e cor.

Não é de estranhar, pois, que em Portugal, de acordo com o estudo InMarket2020, realizado pela MultiDados, a Tetley seja a segunda marca de chás com mais notoriedade (tendo sido mencionada por 61,1% dos consumidores). «A marca sempre procurou ser cada vez mais relevante para o consumidor, inovando em direcção às suas necessidades e estando em constante comunicação com o mesmo», sublinha José Sequeira, director da Unidade de Negócio Mais Marcas do Grupo Delta Cafés. A marca – que tem a gama base de chás e de infusões como a mais consumida, destacando-se o chá preto e as infusões de frutos vermelhos, cidreira e camomila – tem gamas e produtos específicos para o mercado português e o posicionamento da marca é também ele característico. «O facto de sermos a segunda marca de chás com maior notoriedade nacional é resultado disso mesmo.»

Na verdade, o consumo do chá tem vindo a apresentar um crescimento constante nos últimos anos, com excepção do ano 2019, em que o mercado decresceu, quer em valor, quer em volume. «Embora sejamos um país claramente de café, o chá tem vindo a ganhar a sua quota de espaço em casa dos consumidores portugueses», assegura José Sequeira.

E se para algumas categorias de negócio a pandemia tem sido madrasta, o mercado de chás e infusões cresceu a partir do primeiro dia de confinamento e o consumo da marca Tetley não foi excepção.

Aliás, o director da Unidade de Negócio Mais Marcas sublinha que a gama de chás funcionais da Tetley, os Super Teas, se destacou não só dentro da marca Tetley mas no mercado. «O Tetley Super Tea Immune e o Super Tea Detox foram claramente os mais beneficiados», revela, sublinhando que não tinham previsto qualquer lançamento para este período e tendo em conta o que ficou previamente estabelecido acharam que não faria sentido alterar a estratégia.

Quanto ao leque de oferta, todas as infusões Tetley não têm presença de cafeína e é por esse caminho que o mercado está a crescer, sendo que o único chá propriamente dito que a marca tem sem cafeína é o Tetley Chá Preto Descafeinado. «Os dois últimos lançamentos, embora não sejam focados no atributo “sem cafeína”, surgiram nesse sentido», explica o responsável, lembrando que o segmento de infusões em Portugal é o de maior peso no mercado dos chás, pelo que se torna importante continuar a trazer inovação.

«Continuamos também a investir num segmento sem cafeína que é o Cold – infusões naturais com água fria.»

Durante este período de maior confinamento e distanciamento social, a Tetley apostou na continuidade do posicionamento da marca: health, body and soul. «A Tetley tem-se posicionado em Portugal como uma marca que ajuda os portugueses a estarem bem com o seu interior e a restabelecer as energias para um dia-a-dia mais positivo. Fazia sentido continuarmos a comunicar esse mesmo posicionamento, focando nesta altura numa proposta #staycalmstayhome», explica o mesmo responsável.

Aliás, os mais recentes lançamentos assim o atestam. Com as propostas Tetley Super Tea Digestion e Sweet Dreams, a marca entra em dois segmentos funcionais onde não tinha oferta e que o consumidor português muito valoriza.

Mas a marca não tenciona ficar parada. Haverá mais novidades a serem comunicadas a seu tempo ainda este ano. «Cremos que o nosso consumidor vai receber as novidades de braços abertos!»

Comprar de forma conveniente

Desde o mês de Abril que todos os produtos produzidos ou distribuídos pelo Grupo Nabeiro em Portugal podem ser encontrados numa só loja online. Tanto o café Delta pelo qual poderá ser mais conhecido, como os vinhos Adega Mayor, as cervejas Leffe, os chás Tetley ou as azeitonas Qampo estão disponíveis para compra através do conforto e segurança do lar. “Num período de excepção e atento às necessidades das famílias portuguesas, o grupo estende a conveniência da sua oferta online a uma vasta gama de produtos das marcas de referência que distribui”, explicava na altura do lançamento o Grupo Nabeiro. A solução escolhida passou pela integração das várias marcas na loja online que já existia da Delta Q. O grupo explicava que a aposta “atende à necessidade de reforçar a capacidade de entregas de bens alimentares nos lares portugueses, permitindo aos consumidores fazerem as suas compras de forma conveniente, simples e rápida, sem que tenham de sair das suas casas”.

Mas o e-Commerce já vinha sendo um canal onde a marca Tetley focava alguma parte do seu investimento, «não só com campanhas específicas para o canal, mas também através de acções de sampling targetizadas para o comprador do online», reforça.

Para os próximos meses de 2020, a Tetley anseia que o canal Horeca estabilize e que o “novo normal” seja cada vez mais uma realidade positiva e sem receios, sempre socialmente responsável.

Quase dois séculos de histórias

A história da Tetley inicia-se em 1837, quando Joseph e Edward Tetley adicionam o chá ao conjunto de produtos que comercializavam. Em 1856 mudam a empresa “Joseph Tetley & Company, Dealers Tea Wholesale” para Londres – na altura o centro do comércio mundial de chá.

Ao estabelecer ligações comerciais com a América do Norte, torna-se na maior distribuidora de chá do mundo, cujo negócio inclui a mistura e a embalagem de chás. É desta altura a sua mais conhecida contribuição – as saquetas de chá -, introduzidas no Reino Unido em 1953.

Desde 2010 que a Tetley trabalha em parceria com a The Rainforest Alliance, comprando chá a quintas que cumprem os padrões ambientais, sociais e económicos da Rede de Agricultura Sustentável (SAN), onde se incluem a preservação dos ecossistemas, os direitos e segurança dos trabalhadores e a protecção da vida selvagem, entre outros.

Milhões de pessoas em todo o mundo ganham a sua subsistência através da produção de chá e, por forma a contribuir para a construção de um futuro sustentável para a indústria, a Tetley é membro activo da Ethical Tea Partnership (ETP), uma aliança não comercial de mais de 20 distribuidores internacionais que partilham uma visão de uma indústria do chá próspera, socialmente justa e ambientalmente sustentável.

Actualmente, a Tetley é uma das maiores marcas de chá do mundo, sendo apreciada em 70 países e produzindo cerca de 10 mil milhões de saquetas de chá por ano.

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