Kia Portugal: Maturidade e poder da criatividade

A Kia Portugal fechou 2019 com 5266 unidades vendidas e uma quota de 2,35%. Números que levam a que o ano passado tenha sido um dos mais marcantes de sempre para a marca. «A Kia demonstrou a sua maturidade e o seu poder criativo e industrial», assegura Pedro Gonçalves, director de Vendas e Marketing da Kia Portugal. E dá o exemplo da nova gama Ceed, a aposta no segmento dos familiares médios, com quatro propostas diferentes de carroçaria, incluindo o crossover XCeed e a shooting brake ProCeed. «Há poucos construtores a conseguirem esta versatilidade neste segmento de mercado», garante. Por outro lado, a Kia afirmou-se nas gamas electrificadas, nomeadamente com o novo Niro, com as variantes híbrida, híbrida plug- -in e totalmente eléctrica, sendo a oferta electrificada mais vendida da marca em toda a Europa.

Um crescendo de gama que teve efeitos mais claros no final de 2019, altura em que se verificou a normalização da entrega, como um crescimento de 18,4% em Novembro, face ao período homólogo de 2018. O início do primeiro semestre de 2020 retomou este ímpeto, mas a situação de pandemia de Covid-19 teve reflexos. «Este desafio puxou por toda a nossa criatividade e preocupámo-nos em manter e estabelecer relações de proximidade com o cliente, que se manifestaram, por exemplo, na oferta de oito anos de garantia nos automóveis novos, extensão das garantias que terminassem durante o confinamento, a par de fortes acções comerciais», enumera.

Mas o arranque de 2020 trouxe boas notícias. O Kia XCeed foi eleito o SUV Compacto do Ano em Portugal, enquanto o Kia e-Niro, foi eleito Melhor Carro Eléctrico, também no País, no âmbito dos Global Mobi Awards by Prio.

Consolidação da marca

Digitalização, electrificação, mobilidade como serviço e atenção ao cliente são, nesta fase, os quatro grandes eixos de consolidação da marca. «Digitalização, porque é o ambiente actual dos consumidores; electrificação, já que, sem dúvida, o futuro será eléctrico ou, pelo menos, semieléctrico; mobilidade como serviço, porque as novas gerações terão menos afinidade com as marcas, mas continuarão a precisar de mobilidade; e atenção ao cliente, já que no nosso sector estamos muito atrás de outros, como a hotelaria, pelo que, na Kia, queremos elevar a “FASKIA” para níveis acima do sector», explica. Aliás, a assinatura da marca “The Power to Surprise” representa aquilo que a faz mover todos os dias, num mercado em profunda mutação e com consumidores cada vez mais críticos e exigentes. «Os millennials têm expectativas e prioridades bem distintas das dos seus pais baby boomers, e estes estarão a “anos-luz” da geração Z. A relação com a tecnologia, com o digital e também a exigência perante as marcas são vincadamente diferentes», lembra.

A Kia é, actualmente, a marca com uma das gamas ecológicas mais extensas em Portugal, assegura Pedro Gonçalves. Uma realidade, lembra, que não é de agora, já que «há pelo menos dois anos que temos oferecido um crescente número de opções dos chamados “electrificados”, ou seja, híbridos, híbridos plug-in e 100% eléctricos».

Internacionalmente, a Kia Motors Corporation tem no terreno o denominado Plano S, a estratégia que visa estabelecer uma posição de liderança no futuro sector automóvel. Até ao final de 2025, a Kia irá lançar 11 novos veículos eléctricos, com os quais pretende alcançar 6,6% do mercado global deste tipo de viaturas. O objectivo é que, nesse ano, 25% das suas vendas sejam de unidades ecológicas.

O crescimento das vendas destas unidades é também uma realidade em Portugal. «É expectável que o peso das viaturas electrificadas possa, este ano, chegar a 25% das vendas da marca», assume o responsável. Neste momento a marca está a lançar o Ceed Sports Wagon híbrido plug-in e em Setembro será a vez do XCeed híbrido plug-in. No último terço do ano lançará o novo Stonic, SUV do segmento B e que neste momento é o modelo com maior sucesso de vendas da marca em Portugal. No final do primeiro trimestre de 2021 lançará o novíssimo Kia Sorento. «O próximo ano será também o do lançamento mundial de um novo crossover 100% eléctrico, que ainda está envolto em secretismo e uma outra novidade global, que não poderei revelar já», lamenta.

“Customer journey”

Com todas as mudanças do consumidor em mente, em Abril, a Kia Portugal lançou a plataforma de e-commerce Kia Vibe, um projecto que surgiu antes do contexto de pandemia, tendo sido amadurecido e desenvolvido ao longo de mais de um ano com uma tecnológica desenvolvida por uma startup denominada TRIVE, do Grupo Bergé Auto, ao qual pertence a Kia Portugal. O projecto criado em Portugal distingue-se por permitir dar todos os passos na compra de um carro sem sair de casa. É o primeiro da marca a nível global, o primeiro em Portugal no sector automóvel e um dos primeiros a nível global do sector com uma “Customer journey” completa. Representa um investimento da Kia Portugal e da sua rede de concessionários no universo online e tem como objectivo facilitar a vida das pessoas e criar novos pontos de contacto com a marca. «O Kia Vibe surge como uma resposta ao crescimento do comércio electrónico e a forma como entra cada vez mais no quotidiano dos consumidores. Este era o caminho lógico a seguir na estratégia de digitalização em Portugal.»

Desde o seu lançamento, houve mais de 20 mil visitas acumuladas e, em média, por mês, 150 registos, 20 lives videos, 30 leads e cinco vendas. «Resultados “orgânicos”, fruto exclusivamente da comunicação aos órgãos de comunicação social», salienta Pedro Gonçalves.

Tudo funciona como uma “viagem interactiva” numa plataforma de e-commerce onde se encontram as viaturas disponíveis do stock. O ponto de partida é a configuração do carro e o final pode ser a entrega em casa. Pelo meio, o cliente pode solicitar um test- -drive, submeter um pedido de financiamento e até fechar a transacção. Uma das funcionalidades mais exclusivas é o “Live Video”, que estabelece uma ligação directa a um digital genius, disponível para fazer uma visita guiada a cada automóvel. Para torná-lo possível, a Kia Portugal investiu na construção de um estúdio dedicado, um espaço de 500 metros quadrados onde consegue colocar em exposição praticamente toda a gama de viaturas. Outra das vantagens do “Live Video” é poder ser usado pela rede de concessionários para apresentar viaturas que, num determinado momento, não tenham em exposição.

Um conjunto de estratégias que pretende, este ano, criar oportunidades numa conjuntura muito difícil. «O objectivo, em termos de resultados, é conseguirmos cair menos do que o mercado e com isso ganharmos quota aos nossos concorrentes. Na senda do “surpreender”, estamos a trabalhar num projecto em parceria com um canal de TV, que será pioneiro no mercado», revela.

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