Viterra: Aliado para uma vida saudável

Uma alimentação variada e completa, aliada a um estilo de vida saudável, deveria ser o suficiente para fornecer ao organismo todos os nutrientes de que ele precisa para funcionar correctamente. Contudo, nem sempre é possível seguir um regime alimentar adequado, pois fomos introduzindo muitos alimentos processados, industrializados e pobres em nutrientes, e também porque a correria do dia-a-dia nem sempre permite seguir uma alimentação regrada. É, por isso, relativamente comum a carência de alguns nutrientes básicos para o funcionamento do corpo humano.

Presente na vida dos portugueses desde 1967, a marca de suplementos alimentares Viterra (que pertence à farmacêutica Perrigo) pretende ajudar os consumidores a optimizarem o funcionamento do seu organismo e a promover o seu bem-estar geral, suprindo as suas carências alimentares.

«Evoluindo da sua fórmula original, Viterra tem vindo a melhorar as suas formulações e a diversificar a sua oferta para o consumidor. É uma marca de confiança, com alicerces sólidos, sustentados por uma grande notoriedade junto da comunidade médica. Alia o conhecimento farmacêutico com o estudo constante das necessidades do consumidor, procurando cada vez mais apresentar opções de qualidade e adequadas à actualidade », sublinha Carolina Gaibino, brand manager. «Viterra tem como missão ser um aliado de uma vida saudável e vivida no seu máximo potencial, garantindo vitalidade ao consumidor para que possa aproveitar a vida e construir memórias de sonho», reitera.

Para todos os públicos

Como corolário do trabalho de inovação realizado ao longo dos últimos anos, Viterra oferece actualmente uma gama completa de suplementos alimentares que pretende dar resposta às necessidades dos consumidores. As fórmulas desenvolvidas pela marca adequam- se às necessidades nutricionais de cada fase da vida, apresentando opções para crianças, adolescentes, adultos e seniores. Destinam-se a complementar e/ou suplementar um regime alimentar normal, não devendo ser utilizados como substitutos de uma dieta variada.

Além disso, a marca Viterra apresenta também soluções para necessidades individuais específicas, como a prática de desporto, gestão de stress e ansiedade e redução do cansaço e fadiga. Dependendo da sua composição, os suplementos alimentares da marca têm, por isso, diferentes indicações, como, por exemplo: normal funcionamento muscular, normal funcionamento do sistema imunitário, redução do cansaço e fadiga, entre outros. «É fundamental garantir um portefólio amplo o suficiente para poder não só adequar o produto às necessidades do consumidor, mas também fidelizá-lo à marca, durante diferentes estádios da sua vida», frisa Carolina Gaibino.

Mas a aposta de Viterra em inovação não ficará por aqui: em Setembro chegará ao mercado mais uma aposta da marca em segmentos adjacentes, desta vez no mercado das articulações. Com este lançamento, a marca «ambiciona cimentar a sua estratégia de expansão para novos territórios, tornando-se cada vez mais uma marca global de suplementos alimentares», projecta a brand manager, acrescentando que, «a nível estratégico, a pandemia de Covid-19 não veio alterar significativamente o plano da marca. Apesar de ter tido influência nos timings de comunicação, não impactou a inovação prevista para 2020».

A longo prazo, ao nível de inovação de produto, Viterra ambiciona não só expandir e sustentar a sua presença nas categorias adjacentes, mas também reforçar a sua oferta de multivitamínicos.

Tendo em consideração as inúmeras opções do portefólio Viterra, a marca indica que deve ser feito um aconselhamento pelo médico ou farmacêutico, argumentando que, mediante o estilo de vida e as necessidades fisiológicas de cada um, o aconselhamento deve ser individualizado, para que seja o mais adequado possível e apresente os melhores resultados.

Um conselho: Viva.Agora

Em Portugal, 23% da população consome regularmente suplementos alimentares, sendo que o consumo de suplementos de vitaminas é ligeiramente superior no género feminino (52%). Em termos de distribuição por faixa etária, metade dos consumidores de suplementos tem entre 25 e 54 anos (Fonte TGI 2019 Global Flight).

«De facto, assistimos a uma procura da parte de um target mais jovem, não só por manter um estilo de vida saudável, aliando uma alimentação equilibrada, mas também porque a prática de exercício físico pode levar à toma de suplementos alimentares», comenta Carolina Gaibino. «Além disso, actualmente o awareness gerado sobre as necessidades nutricionais de diferentes fases e estilos de vida é bastante superior, levando ao consumo de determinados suplementos», reforça a responsável.

Neste contexto de crescimento da categoria, a marca Viterra delineou uma estratégia de comunicação para aumentar a notoriedade da marca junto do público português, bem como recrutar novos consumidores, sobretudo nas camadas mais jovens. Uma estratégia iniciada no ano passado, aquando do reposicionamento da marca, e que se materializa no conceito criativo Viva.Agora, que «reflecte a sua ambição no contributo para uma vida mais saudável dos portugueses», explana Carolina Gaibino.

O conceito Viva.Agora tem então orientado toda a comunicação da marca, reflectindo- se em campanhas nos meios de comunicação tradicionais, com um tom de comunicação dinâmico e actual.

Contudo, a pandemia de Covid-19 veio também reforçar a presença de Viterra no meio digital, «onde, além de a marca garantir a sua divulgação e benefícios adequados a determinados segmentos, consegue, através das redes sociais e outras plataformas, o diálogo directo com o consumidor, a partilha de experiências e informação relevante», sublinha a responsável da marca. «Num contexto normalizado ou não, é fundamental garantir uma boa experiência de compra, seja na farmácia, parafarmácia ou online», conclui.

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