Cadbury lança programa de chocolate sustentável

A Cadbury, responsável pela marca Dairy Milk, vai abandonar o programa internacional de sustentabilidade Fairtrade e lançar-se na criação da sua própria estratégia. O objectivo, em ambos os casos, é garantir aos consumidores que estão a comprar produtos que cumprem critérios éticos rígidos.

Como resultado, os chocolates deixarão de ter um símbolo da Fairtrade na parte da frente das embalagens, sendo substituído pelo logo do Cocoa Life, desenvolvido pela empresa. O logótipo do Fairtrade permanecerá, ainda assim, nas embalagens, dado que será parceiro do Cocoa Life e será responsável por monitorizá-lo. Apenas ficará num local com menos destaque: na parte de trás dos invólucros.

As regras do Fairtrade exigem que as empresas paguem pelo menos dois dólares (1,88 euros) por tonelada de cacau aos produtores, mas esta premissa não faz parte do novo programa da Cadbury, de acordo com o The Independent. O Cocoa Life compromete-se, porém, a que os produtores de cacau não sejam prejudicados.

Citado pela mesma publicação, Mike Gidney, CEO da Fairtrade Foundation, promete que irão garantir que a Cadbury cumpra a sua parte do acordo e que o pacote financeiro proposto aos produtores seja pelo menos tão bom como aquele que o programa Fairtrade oferece.

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