O BrightGroup, grupo tecnológico e associado da Porto Tech Hub, chega ao mercado com uma nova plataforma de empatia digital que pretende mudar a forma como as marcas comunicam com os clientes online. A solução usa inteligência artificial (IA) para criar avatares virtuais que representam cada vertical de negócio, mas com um toque humano — são capazes de perceber emoções e responder de forma empática, em tempo real.
Fundado em setembro de 2024, o BrightGroup alia a experiência de atendimento personalizado das lojas físicas à tecnologia, com o objetivo de recriar essa proximidade no mundo digital.
Nesta plataforma, a empatia é transmitida por avatares que mostram expressões como um sorriso ou dúvida, criando uma ligação mais humana com o cliente. Também através do texto, a linguagem é próxima e adaptada ao estado de espírito do utilizador, que é interpretado em tempo real.
Em breve, será possível falar por voz com os avatares, que responderão com um tom natural. A acrescentar, a forma como cada pessoa interage com a aplicação influencia o comportamento do avatar, tornando a experiência mais envolvente.
O BrightGroup opera num modelo B2B2C: vende a sua solução através de empresas verticalizadas, que por sua vez a utilizam para interagir com os seus consumidores finais.
O grupo está estruturado em unidades especializadas por vertical: a BrightPlay, destinada a gambling e gamming, a BrightStore, focada em e-commerce, e a Bright FS para o setor bancário e serviços financeiros.
Estas empresas comerciais operam de forma independente e utilizam o software desenvolvido pela BrightFactory – o hub tecnológico do grupo -, uma estrutura que garante agilidade e profundidade sectorial, com escalabilidade global no centro da estratégia.
“Num momento em que o comércio digital enfrenta uma fase de estagnação e margens cada vez mais comprimidas por campanhas promocionais repetitivas, o BrightGroup apresenta uma proposta disruptiva: criar humanidade e empatia no online, através de tecnologia avançada baseada em Inteligência Artificial e avatares, que não são meros chatbots, mas sim uma nova geração de atendimento digital. É uma forma completamente nova de estar online e, até agora, única no mundo”, afirma Luís Silva, co-fundador do BrightGroup e presidente da Porto Tech Hub. “O atendimento humano é uma das principais razões pelas quais os clientes estão dispostos a consumir. Queremos trazer esse valor emocional para o online, onde ele praticamente não existe”, acrescenta.
O projeto assenta em três pilares fundamentais: negócio, responsabilidade social e investigação e desenvolvimento (I&D). Desde a sua fundação até ao lançamento do produto, o BrightGroup tem seguido uma abordagem meticulosa, com validações técnicas e de mercado antes do arranque.