Booking.com é a principal plataforma online de reserva de hotéis em Portugal

No ano passado, o Booking.com manteve-se como o canal de distribuição que gerou maiores receitas de reservas de quartos de hotel no mercado português. Os dados são da plataforma de comércio hoteleiro SiteMinder, que revela ainda que as reservas directas aos hotéis continuaram a crescer – uma tendência que já vem desde o início da pandemia de Covid-19 – e consolidam a posição como o segundo maior canal de receitas.

De acordo com a SiteMinder, o crescimento das plataformas de e-Commerce dos hotéis portugueses tem sido «impulsionado pelo aumento de investimentos nos motores de reserva, website de hotéis, metasearch, pagamentos com contactless, apoio de consultores hoteleiros e aplicações especializadas e desenhadas para a conversão». De resto, não é só em Portugal que os turistas têm optado por reservar directamente junto das cadeias hoteleiras, uma vez que esta tendência foi observada em mais de metade dos mercados analisados (12, num total de 20).

O ranking deste ano da SiteMinder dá ainda conta de que os hotéis portugueses estão a diversificar o investimento nos canais de distribuição online: em relação a 2020, o ranking inclui agora 29 novos canais de distribuição nacionais e internacionais – como é o caso da plataforma espanhola Tour10. «Portugal tem um número recorde de novos canais de distribuição, reflectindo uma maior aptidão dos hotéis para procurar novos clientes e fontes de rendimento», frisa a SiteMinder.

Apesar desta tendência para a implementação de estratégias mais globais, os canais de distribuição hoteleira regionais também estão em ganhar peso no mercado nacional, com destaque para a plataforma online da agência Abreu (que saltou do 7.º para o 5.º lugar, valendo-lhe a designação de “high riser”), mas também para outras DMC (Destination Management Companies), como a EC Travel e a Portimar, que mantiveram o 8.º e o 11.º lugar da lista, respectivamente.

A lista dos 12 principais canais online de reserva de hotéis em 2021 é a seguinte: Booking.com (1.º); websites de hotel/reservas directas (2.º); grupo Expedia (3.º); Hotelbeds (4.º); Abreu Online (5.º); Jet2holidays (6.º); Traveltino (7.º); EC Travel (8.º); OTS Globe (9.º); World 2 Meet (10.º); Portimar (11.º); e Tour10 (12.º).

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...