Belize “bane” campanhas com casais em lua-de-mel

As campanhas publicitárias para promover destinos paradisíacos nas Caraíbas têm, regra geral, a mesma “fórmula”: praias com água cristalina, casais em lua-de-mel ou bebidas geladas junto à piscina. A Belize Tourism Board – BTB (entidade que pertence ao Ministério do Turismo daquele país) e a sua agência criativa, a Olson, decidiram criar um conjunto de regras publicitárias para evitar cair neste tipo de estereótipos.

A mudança estratégica começou há cerca de três anos, conforme conta a Adweek, quando a BTB começou a trabalhar com a Olson e juntos lançaram a campanha “Discover How to Be”, que pretende mostrar a cultura e as experiências que o Belize tem para oferecer aos turistas, da forma mais honesta possível.

«Definimos, desde o início, as regras – “não” aos casais em lua-de-mel, “não” às bebidas geladas e “não” às massagens junto à piscina», afirma Kevin McKeon, chief creative officer da Olson, citado pela Adweek. «Queremos impactar as pessoas que são um pouco mais ambiciosas em relação ao que procuram quando vão de férias. O ponto de partida é que vão conhecer pessoas fascinantes e voltar ao seu país com uma história que não estavam à espera», sublinha.

A par desta campanha, as duas entidades criaram em conjunto com duas transportadoras aéreas, a Sothwest Airlines e a WestJet Airlines, novas rotas directas entre o Belize e os Estados Unidos da América e o Canadá. De acordo com o Banco Central do Belize, esta estratégia resultou, até ao momento, num aumento de 2,24% do PIB nacional, fruto de um aumento do fluxo turístico.

Na mais recente campanha de promoção do Belize enquanto destino turístico, designada “A Curious Place” (“Um local curioso”), e lançada esta semana, a Belize Tourism Board e a Olson dão seguimento ao trabalho dos últimos três anos.

Veja aqui um dos filmes:

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