Aurora: Um aparelho para controlar os sonhos

aurora_2A startup norte-americana iWinks está a desenvolver um dispositivo que, garante a empresa, permite que o utilizador se mantenha lúcido durante o sono e, desta forma, controle os seus próprios sonhos. A ideia é uma das mais populares na plataforma de crowdfunding Kickstarter e está perto de se tornar uma realidade.

De acordo com os promotores da iWinks, o dispositivo, denominado Aurora, funciona como uma fita para colocar na cabeça que emite luzes e sons especiais durante o sono REM (Rapid Eye Movement), a fase do sono onde ocorrem os sonhos mais vívidos, os quais ajudam a que o utilizador se aperceba que está a sonhar e controle as suas próprias aventuras oníricas – o que a empresa chama de “sonho lúcido”. “Num estado de sonho lúcido, tudo se torna possível: navegar pelo espaço, lutar com dragões que cospem fogo ou tornar-se presidente, tudo a partir do conforto e segurança da sua cama!”, refere a iWinks.

O aparelho será ligado por bluetooth a uma aplicação móvel para smartphone que permite monitorizar as ondas cerebrais e o movimento dos olhos. A aplicação terá ainda um alarme inteligente que “sabe exactamente em que altura o deve acordar para que se sinta o mais possível fresco pela manhã”, adianta a empresa, sediada em San Diego, EUA.

Até ao momento, a iWinks já angariou cerca de 142 mil dólares (104 mil euros) na plataforma Kickstarter, tendo ultrapassado o objectivo inicial de 90 mil dólares. A campanha decorre até ao próximo dia 21, mas o Aurora só deverá chegar ao mercado no mês de Junho. Até lá, a empresa deixa um desafio: “Passamos um terço das nossas vidas a dormir. Por que não tirar o máximo partido desse tempo?”

Veja aqui o vídeo de apresentação do Aurora:

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)