App de bloqueio de anúncios retirada da Apple Store

Marco Arment, co-fundador do Tumblr, criou uma aplicação de bloqueio de anúncios para dispositivos móveis e colocou-a à venda na Apple Store mas depressa se arrependeu. Dois dias depois, retirou a Peace da loja por não se sentir bem com a forma como estava a ganhar dinheiro.

No seu blog, Marco Arment explica que, apesar de considerar que a aplicação é muito útil para a maioria dos utilizadores, acredita também que fazer dinheiro impedindo que outros o façam não é justo. A Peace funcionava como um filtro de publicidade noutras aplicações instaladas no smartphone ou tablet e também nos sites que os utilizadores visitassem, fazendo com que os dispositivos ficassem mais rápidos e com que fosse consumida menos bateria .

Em apenas 36 horas, a aplicação de bloqueio de anúncios conquistou o primeiro lugar no ranking de apps pagas na Apple Store norte-americana mas, como salienta o seu criador, o sucesso da Peace fez-se às custas de pequenos anunciantes que utilizam a publicidade mobile para dar a conhecer os seus produtos e serviços.

Marco Arment garante que, para quem já comprou a Peace, a aplicação continuará a funcionar mas que não terá direito a actualizações e oferece ainda a oportunidade de devolver o dinheiro a quem assim o desejar. Na mesma publicação, avança que é necessário criar uma app de bloqueio de anúncios que não os bloqueie indiscriminadamente: «Se vamos criar uma mudança positiva, é precisa uma abordagem mais suave e complexa.»

Artigos relacionados