Apolónia vai buscar nova directora de Marketing à hotelaria de luxo

Ângela Sarmento é a nova directora de Marketing & Comunicação da cadeia de supermercados Apolónia. A profissional chega ao mundo do retalho depois de quase quatro anos na United Investments Portugal, onde, mais recentemente, trabalhava o comércio electrónico e o marketing digital da gestora do Pine Cliffs Resort e do Sheraton Cascais Resort, entre outros empreendimentos hoteleiros de luxo.

Ângela Sarmento passou também pela DigitalWorks, ActualSales e YoungNetwork Group, somando já quase uma década de experiência no mundo digital. Agora, no Apolónia, o desafio é mais abrangente, tal como revela à Marketeer: «Quando surgiu a oportunidade de trabalhar uma área nova, com possibilidade de me dedicar apenas a uma marca, onde consigo trabalhar todos os ângulos de comunicação e, ainda por cima, numa empresa tão prestigiada e bem posicionada como a Apolónia e que me permitia continuar no Algarve, nem pensei duas vezes.»

O grande objectivo que lhe é colocado, porém, passa precisamente por elevar a comunicação digital da marca, aproveitando a nova loja online do Apolónia. Segundo a responsável, será a maior ferramenta digital da marca doravante.

«Além disso, estamos também a apostar na digitalização das lojas, trazendo muita da comunicação impressa para o digital», adianta Ângela Sarmento.

O que motivou esta mudança?

O desafio de trabalhar um sector tão dinâmico como o retalho alimentar e ter a oportunidade de, pela primeira vez, me dedicar em exclusivo e a 100% a uma marca, no âmbito de comunicação 360º. Grande parte da minha experiência foi em contexto de agência e ambiente digital, apesar da minha formação em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, o que me permitiu trabalhar inúmeras marcas e sectores, mas nunca duas das áreas mais dinâmicas em termos de comunicação: a hotelaria e o retalho.

A minha experiência anterior passou pela hotelaria e imobiliário de luxo, uma novidade para mim quando me mudei para o Algarve em 2019, e foi um desafio que correu bastante bem. Quando surgiu a oportunidade de trabalhar uma área nova, com possibilidade de me dedicar apenas a uma marca, onde consigo trabalhar todos os ângulos de comunicação e, ainda por cima, numa empresa tão prestigiada e bem posicionada como a Apolónia e que me permitia continuar no Algarve, nem pensei duas vezes.

Quais são as responsabilidades que assume?

Eu vim para o Supermercado Apolónia assumir a Direcção de Marketing e Comunicação do grupo, o que inclui a gestão de tudo o que diga respeito à comunicação da marca, mas também da comunicação presente nas três lojas físicas (Almancil, Galé e Lagoa) e na loja online. Tenho a sorte de trabalhar com uma equipa experiente e com gosto pelo que faz, o que me vai ajudar na coordenação de todas as vertentes do marketing e comunicação.

Quais são os principais objectivos enquanto directora de Marketing do Apolónia a curto e longo prazo?

O grande objectivo que me foi colocado foi o de elevar a comunicação digital da marca. Devido ao meu background, a expectativa é que eu consiga impulsionar o que já é feito e acrescentar valor para fazermos mais e melhor. Temos uma nova loja online que está em constante evolução para atender às necessidades dos nossos clientes e que será a nossa maior ferramenta digital daqui em diante. Além disso, estamos também a apostar na digitalização das lojas, trazendo muita da comunicação impressa para o digital.

Texto de Filipa Almeida

Artigos relacionados