Android aposta em marca mais inclusiva

Está presente em telefones, tablets, carros, relógios e televisões, entre outros equipamentos, somando mais de 2,5 mil milhões de dispositivos activos em todo o mundo. E o crescimento do sistema operativo Android levou a apostar numa nova marca, mais inclusiva e acessível. Uma evolução que reflecte o trabalho desenvolvido pela Google no sentido de disponibilizar o Android a todos.

De acordo com Sameer Samat, VP de Product Management da Android, a nova imagem é também mais moderna. «O design do logótipo inspira-se no membro não humano mais reconhecido da comunidade, o robô Android», explica o responsável.

Além disso, o logo passou de verde para preto. «É uma pequena mudança, mas descobrimos que o verde era difícil de ler, especialmente para pessoas com deficiências visuais», adianta ainda o vice-presidente.

Outra grande mudança surge na forma como são designados os lançamentos: os nomes com base em guloseimas ou sobremesas chegam ao fim. Assim, a próxima versão do sistema operativo será Android 10.

Segundo Sameer Samat, esta alteração também tem por base a vontade em ser mais inclusivo, uma vez que Marshmallow ou KitKat podiam não ser percebidos da mesma forma nos diferentes pontos do planeta. As mudanças entram em vigor ao longo das próximas semanas, a par do lançamento do Android 10.

Artigos relacionados