Ambulâncias do INEM estreiam-se como veículo publicitário

Há uma nova campanha no ar (e nas estradas) que visa sensibilizar os portugueses para a correcta utilização das linhas SNS 24 e INEM. Esta é a primeira campanha apresentada num novo suporte de comunicação que recorre à utilização das ambulâncias do INEM como veículos publicitários.

Sob o mote “Quando ligar SNS 24 ou INEM?”, esta campanha compara problemas de saúde não emergentes e situações que podem envolver risco de vida, sensibilizando assim os cidadãos para a forma como devem (e quando devem) recorrer às linhas 808 24 24 24 e 112.

A campanha é lançada em conjunto pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Direcção-Geral da Saúde (DGS) e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e visa “melhorar a qualidade do atendimento, concentrar os recursos de emergência médica em situações efectivamente graves e melhorar a literacia em saúde dos cidadãos”.

Além das ambulâncias do INEM, estará patente em rádio, outdoors e plataformas digitais, além de flyers e cartazes, assim como sessões dirigidas ao público em geral.

No ano passado, a linha SNS 24 atendeu mais de 9 milhões de chamadas, um número recorde. Também o INEM recebeu o número mais elevado de chamadas desde que há registo, tendo atendido cerca de 1,5 milhões de chamadas. Destas chamadas atendidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, mais de 103 mil foram transferidas para o SNS 24, o que representa uma média de 280 chamadas por dia que foram consideradas não urgentes e um aumento de 10% face a 2021.

“Face ao aumento da actividade destes serviços, importa que a sua utilização seja feita de forma cada vez mais informada”, salientam em comunicado as entidades promotoras desta campanha.

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