Airfree: com nova linha híbrida. A purificação do ar (mais) inteligente

MARKETEER CONTENTS

A completar 18 anos de existência a nacional Airfree não para de surpreender, inovando agora com o lançamento de uma linha de produtos híbridos, com novas valências na purificação do ar.
Carlos Matias, CEO e criador da marca, conta-nos um pouco sobre a sua História…

A história da Airfree começou com a preocupação de um pai pelo bem-estar do seu filho. Pode partilhar mais detalhes sobre o começo da marca?

Sim, um dos meus filhos tinha problemas de alergias e a explicação na altura, dada pelo seu próprio pediatra, foi simples: se alguém é alérgico a frutos do mar não os come, mas tratando-se de alérgenos, que estão no ar, é impossível separar o que respirar…

De forma que a solução seria ter esse ar o mais purificado possível e foi assim que eu, já nessa altura com alguma experiência no desenvolvimento de produtos, resolvi testar alguns purificadores do mercado, sem que os resultados me satisfizessem. Daí surgiu a necessidade de criar algo que destruísse o mofo e os alérgenos. E pensando no velho e eficiente processo de ferver a água para inativar microrganismos surgiu a ideia de “ferver” o ar…

Foi então esse o nascimento da tecnologia TSS para purificar o ar?

Sim, desenvolvi um aparelho de tecnologia simples e clara: destruímos os microrganismos a 200ºC, dentro dos mini dutos do Núcleo Cerâmico TSS, e sem recurso a filtros, o que é um dos nossos grandes diferenciais.

Porquê? Porque os aparelhos com filtros, quando desligados ou na troca de filtros podem devolver ao ambiente os microrganismos presentes nas partículas retidas…

Isso não acontece na tecnologia TSS Airfree (Thermodynamic Sterilization System) em que para manter os ambientes saudáveis basta que se liguem os aparelhos, com a vantagem de não precisarem de manutenção.

Imbatível na destruição de vírus, bactérias, mofos e outros alérgenos, a tecnologia TSS foi testada e patenteada por Laboratórios e Universidades nacionais e internacionais, que demonstraram a sua eficácia. Um percurso nem sempre fácil, mas que nos deixa orgulhosos, também por ter sido expandida para muitos países…

Desde o lançamento dos primeiros produtos, em 2005, a Airfree cresceu significativamente e exporta para mais de 60 países. Que balanço fazem destes 18 anos?

Tem sido um grande desafio. Ao longo dos seus 18 anos de existência a Airfree passou de uma pequena empresa, com um produto metálico único e sem eletrónica, e vendas iniciais apenas para Portugal e Estados Unidos, para uma empresa com centenas de milhares de aparelhos exportados para mais de 60 países, e com uma família de produtos de várias capacidades, sempre com design atraente e para diferentes segmentos de mercado, como residências, escritórios, arquivos e museus, escolas, hospitais, laboratórios, agricultura e pecuária.

Então, além do uso doméstico a Airfree fabrica produtos para os segmentos comercial e industrial. Pode dar-nos um exemplo, nesses setores, da sua utilização?

A nossa tecnologia é usada, por exemplo, em câmaras frigoríficas para prolongar o “shelf life” de frutas, queijos e alimentos, ou até em maternidades de porcos para reduzir a mortalidade de leitões.

A Airfree está a celebrar o seu 18.º aniversário, com uma campanha especial de 18% de desconto. Têm outras estratégias para celebrar este marco?

Tal como no ano passado, estamos a fazer esta campanha em alguns países, a exemplo dos EUA, e teremos o habitual Black Friday, com desconto em alguns modelos. Estamos também com publicidade institucional na Imprensa, mas acompanhada de artigos em que divulgamos a diferenciação da nossa tecnologia e os novos modelos corporativos em lançamento.

Como é que a Airfree planeia continuar a inovar nos próximos anos? Existem novos avanços tecnológicos em desenvolvimento?

A Airfree investe anualmente mais de um milhão de euros no desenvolvimento de novos produtos. Os lucros são sempre investidos em R&D, não só para a criação de novos modelos, mas também para a sua máxima eficácia aliada a uma eletrónica que otimize a esterilização do ar, com menor consumo de energia.

E agora, novos produtos híbridos?

Sim, e inovadores. A partir de 2021 decidimos abraçar uma nova vertente, a híbrida, que para além da tecnologia TSS pudesse também capturar as partículas de incêndios florestais, erupções vulcânicas e da areia fina dos desertos da Ásia e do Norte de África, bem como a poluição industrial e de trânsito, que se infiltra nas casas, mesmo em ambientes fechados.

E assim, juntamente com empresas nossas parceiras, desenvolvemos 3 novas linhas com uma App, controlo remoto e de voz, para operar os novos modelos: O Lamp, único purificador de ar no mundo que é também um elegante candeeiro de teto; o Elite e Elite II, e o PRO e PRO Plus, modelos com funções adicionais e maior capacidade. Os Elite e PRO estão mais virados para o segmento corporativo, designadamente escritórios, hotéis, clínicas e lojas, entre outros.

 

 

Artigos relacionados