AHRESP lança campanha para repor o IVA nos 13%

994651_2A AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal promove entre hoje e o próximo dia 25 uma acção nas ruas de Lisboa que tem como intuito “consciencializar o consumidor, e mostrar-lhe que o IVA é seu”.

A associação, que tem vindo a apelar para a descida do IVA dos actuais 23 para 13% já em 2014, vai colocar três equipas entre as zonas do Saldanha, Baixa-Chiado/Rossio e Praça de Espanha. Estas equipas vão exibir entre as 7h30 e as 11h de cada dia, materiais (como cartazes) com “várias mensagens explicativas dirigidas aos consumidores”, informa a AHRESP em nota de imprensa.

“As diferentes acções da AHRESP têm mantido a temática do IVA no topo da agenda política e económica, mas o Governo insiste em massacrar as nossas empresas, que para manterem a sua actividade absorveram o aumento do imposto sem o reflectir nos preços pagos pelos clientes. Não podemos continuar a suportar esta situação”, critica a associação. “É chegada a hora de consciencializar o consumidor, e mostrar-lhe que o IVA é seu. O restaurante apenas é um intermediário entre consumidor e o fisco!”, reitera.

A par desta campanha, a AHRESP tem também em curso, junto dos empresários do sector, uma acção de explanação – nos preçários, menus, facturas e outros – da decomposição dos preços finais, separando os valores dos preços de venda da taxa do IVA, assim como um inquérito ao consumidor, disponível online.

 

Artigos relacionados