Descubra o que simboliza o coelho para o Ano Novo Chinês

É já hoje que se comemora o Ano Novo Chinês, que em 2023 tem como símbolo o coelho. No zodíaco chinês, cada animal tem um significado diferente e influencia a forma como os cidadãos olham para o decorrer do ano. Por exemplo, o coelho é um símbolo de longevidade, paz e prosperidade, esperando-se, assim, que 2023 seja um ano de esperança.

Na teoria chinesa dos cinco elementos, cada signo do zodíaco está associado a um dos cinco elementos: metal, madeira, água, fogo ou terra. Para este ano, o elemento é a água. A junção do signo do coelho com o elemento da água ocorre a cada 60 anos, tal como acontece com todas as combinações entre elemento e animal.

Segundo a tradição, os animais foram convocados por Buda para uma reunião. Como apenas 12 atenderam ao seu pedido, esses seres foram honrados, tornando-se símbolos da astrologia chinesa e passaram a representar os anos do calendário. A posição dos 12 animais foi definida de acordo com a ordem de chegada à reunião com Buda. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco.

As celebrações começam no Dia de Ano Novo Chinês, o primeiro dia do primeiro mês do calendário chinês, e estendem-se até ao Dia do Festival das Lanternas, o décimo quinto dia do primeiro mês do calendário. É tradição as famílias reunirem-se para jantar, além de limparem a casa para afastar energias negativas e abrir espaço para a boa sorte.

Depois de um período agitado e regenerador dominado pelo tigre, o advento do Ano do Coelho de Água 2023 promete trazer consigo a gentileza e serenidade. Será um ano regido pelo descanso, a trégua e onde os desafios intelectuais passam a ter destaque. Este será o ano indicado para “curar feridas”, readquirir o equilíbrio interior e fazer planos para o futuro. É um ano ligado também à observação e à introspecção.




loading...
Artigos relacionados

Comentários estão fechados.