Tiago Baldaia: do Super Bock Group para o Marketing de uma startup de impacto social

O antigo Brand manager do Super Bock Group tem um novo desafio em mãos que pouco terá a ver com o mundo das bebidas. Tiago Baldaia é o escolhido para liderar o Marketing da <Academia de Código_>, uma startup portuguesa de impacto social.

À Marketeer, o profissional explica que já estava há 16 anos na mesma empresa e que, como escreveu Camões, “todo o mundo é composto de mudança”. Estava na altura, por isso, de se lançar para algo diferente.

«É importante mudar porque reforça as nossas capacidades de adaptação num mundo profissional, ele próprio em permanente alteração, e ajuda a superar-nos a nós próprios com novos desafios, fazendo coisas que nunca fizemos, arriscando em contextos menos confortáveis porque nos são desconhecidos», explica Tiago Baldaia, sublinhando que quase tudo é diferente e, em simultâneo, apaixonante na <Academia de Código_>.

A startup de impacto social é, na opinião do seu novo director de Marketing, uma marca jovem com um potencial imenso. Apresenta uma proposta de valor no ensino e educação, em que os clientes vêem as suas vidas transformadas. «Acrescem como factores de motivação a estrutura ágil da empresa e um negócio global com especial capacidade de crescimento», esclarece ainda.

Quanto aos ensinamentos que poderá levar do sector das bebidas para uma startup deste tipo, Tiago Baldaia sublinha que «os consumidores estão no centro de tudo o que fazemos». Diz que são pessoas com necessidades, valores e, acima de tudo, emoções que é preciso onhecer, respeitar e desafiar. «A paixão pelas marcas vem daqui, da paixão pelas pessoas», adianta ainda, explicando que o sector das bebidas, nomeadamente das bebidas alcoólicas, «também obriga a uma permanente reflexão e acção com foco na responsabilidade social, uma consciência imperativa numa startup de impacto social».

Na <Academia de Código_>, terá como principais desafios ajudar a transformar a vida de pessoas e capacitá-las para conquistar um novo emprego ou melhorar o emprego que têm, construindo uma nova carreira. «A bitola já começa alta», confessa.

«Temos de ser capazes de tornar a <Academia de Código_> uma marca global de referência, para quem quer transformar a sua vida num sector com empregabilidade quase garantida a nível global», refere ainda Tiago Baldaia. Será também um desafio natural o crescimento da empresa e do seu valor. Nesse sentido, terão de saber aproveitar o potencial de negócio do ensino de tecnologia, presencial ou remoto, «que, ainda agora neste período crítico de pandemia, se revelou incontornável».

Formado em Economia pela Universidade do Porto, o profissional fez carreira como gestor de marca, eventos e patrocínios. Passou por todas as categoria de produto do antigo Grupo Unicer, tendo trabalhado insígnias como Super Bock, Carlsberg, Água das Pedras e Somersby. Também teve a seu cargo parcerias de música e futebol.

Agora, junta-se a uma startup criada em 2015 que tem como missão formar programadores, tendo já ajudado mais de 850 pessoas a mudar de vida. «Apesar da pandemia da COVID-19, vamos continuar a crescer este ano: vamos lançar novos produtos para novos mercados e quisemos apostar fortemente na procura de um talento sénior para dirigir o nosso marketing», explica João Magalhães, CEO e co-fundador da <Academia de Código_>, justificando a contratação de Tiago Baldaia.

Texto de Filipa Almeida

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