A nova rua do Rock in Rio vai dar palco à pluralidade cultural com músicas do mundo

“Rock Your Street” é o nome da nova rua do Rock in Rio Lisboa, que promete ser uma “ode à pluralidade cultural”. A organização do evento anunciou ontem a aposta que pretende ir “além-fronteiras – sejam elas geográficas, raciais, geracionais ou religiosas” e convocar a “celebração da pluralidade e da diversidade, trazendo a beleza das diferenças para a cenografia das suas casas, para o lineup do palco e para as performances de rua”.

Com um alinhamento que vai buscar nomes da “world music”, performances exteriores que trazem diferentes expressões culturais ao festival e uma nova cenografia, a Rock Your Street apresenta-se como um “espaço dedicado ao Mundo, às pessoas, à sua história, ao respeito e à empatia e que celebra a riqueza que existe nas diferenças”, explica a organização, em comunicado.

Do fado e electrónica ao techno e pop, jazz ou ritmos tradicionais africanos, o palco da Rock Your Street vai receber estas e outras sonoridades de países como Portugal, República do Níger, República Democrática do Congo, EUA, Angola, Turquia, Paquistão, Síria, México, Brasil e Coreia do Sul.

«O Rock in Rio é plural desde que foi criado, em 1985. Na nova Rock Street trazemos, tanto para a cenografia como para a proposta de entretenimento, a nossa filosofia de que o mundo faz muito mais sentido quando somamos tudo aquilo que somos. No Rock in Rio, essa visão está materializada na nossa equipa, composta por várias nacionalidades e mais de 60% de mulheres, nas iniciativas sociais que temos vindo a implementar ao longo dos últimos 21 anos, nas pessoas que formamos e empregamos e, este ano, porque é preciso ir mais longe, estabelecemos como uma das metas da organização para 2030 ser um festival 100% inclusivo e plural», afirma Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.

O lineup começa a 18 de Junho, com Bambaram & Kimbum, que trazem uma actuação construída em torno do som da Tina, um género musical oriundo da Guiné-Bissau. No dia seguinte, é a vez do grupo de percussão afro-brasileira Baque do Tejo “aquecer os tambores”, desfilando e cantando pela rua. Já no fim-de-semana seguinte chegam sonoridades da Índia com Vislumbres da India – Lajja Sambhavnath, bailarina e coreógrafa que, no dia 25 de Junho, levará à Rock Your Street um desfile bailado. No encerramento, é Kola San Jon quem vai representar o património cultural de Cabo Verde, com um cortejo de música, canto e dança.

Estão também confirmados Jupiter & Okwess, Bombino, Paulo Flores & Prodígio, Bruno Pernadas, Omar Souleyman, Arooj Aftab, Idiotape, Johnny Hooker, Titica, Sara Correia, Magdalena Bay e Francisco, El Hombre.

«Um mundo melhor apenas é possível com a inclusão de todos, logo a programação deste espaço, seja em palco ou através das performances de rua, traz para o festival projectos que, por norma, acrescentam experiências e vivências que estão presentes em circuitos mais alternativos. Trabalhámos neste lineup com a premissa da diversidade e de mostrar que, na música, não existem limites geográficos, dando espaço a todos os estilos para todos os públicos. A música é linguagem universal e neste palco cabem todas as culturas, todos os estilos musicais, todas as idades e géneros», afirma Luís Viegas, programador cultural e curador da Rock Your Street.

A 9.ª edição do Rock in Rio está marcada para os dias 18, 19, 25 e 26 de Junho de 2022, no Parque da Bela Vista, em Lisboa. Este ano, pela primeira vez, o festival decorre na capital portuguesa e no Brasil, sendo que a organização preparou um pacote especial para os fãs para os levar a ambas as edições.

Artigos relacionados