Onyria Group: Um reduto de desporto
Normalmente, associamos uma estadia num hotel a um período de lazer e absoluto relaxamento. O Onyria Quinta da Marinha Hotel, um resort de luxo localizado no Parque Natural de Sintra-Cascais, posiciona-se como o sítio ideal para aproveitar uns dias de repouso, mas também como uma alternativa para os hóspedes mais activos. Com uma oferta de instalações e serviços relacionados com o desporto e bem-estar, que vai muito além do tradicional, este hotel de cinco estrelas é o refúgio perfeito para atletas que procuram um espaço dedicado à prática desportiva, sobretudo nas modalidades de golfe, corrida e triatlo.
Para os golfistas, o Onyria Quinta da Marinha Hotel disponibiliza um campo de golfe de 18 buracos, projectado pelo arquitecto Robert Trent Jones, que recebe tanto iniciantes como jogadores experientes. A Academia de Golfe conta com profissionais qualificados, oferecendo pacotes de alojamento específicos para golfistas que desejam aprimorar o seu jogo.
Também os triatletas podem encontrar no Onyria Quinta da Marinha um ambiente propício para o seu treino. O hotel dispõe de um lago de 150 metros para a prática de natação, ideal para treinos matinais em condições controladas, e encontra- se próximo de uma piscina olímpica que permite o treino regular. Além disso, as ciclovias e rotas de corrida ao longo da costa e pela Serra de Sintra proporcionam percursos desafiantes e deslumbrantes.
Os apaixonados por ciclismo também têm à sua disposição sugestões de percursos, bem como um local seguro para o armazenamento de bicicletas. O hotel disponibiliza ainda um serviço de aluguer de bicicletas, que podem ser entregues e recolhidas directamente no local. Já para os corredores, existem diversas rotas dentro da propriedade da Quinta da Marinha, além de ligações para Cascais e trilhos na Serra de Sintra que oferecem uma experiência única.
Os amantes de surf também não ficarão desapontados, uma vez que a costa circundante oferece condições ideais em spots populares, como a Praia Grande e a Praia do Guincho. Para este target, esta unidade disponibiliza pacotes especiais que incluem alojamento e aulas de surf.
E depois de intensas sessões de treino, o que melhor do que uma rápida (e merecida) recuperação? O Natur Spa do Onyria Quinta da Marinha Hotel oferece uma variedade de tratamentos, assegurando que os atletas possam relaxar e rejuvenescer após as suas actividades desportivas. «Com todas estas comodidades, o Onyria Quinta da Marinha Hotel destaca- se como um destino de excelência para atletas que procuram qualidade, conforto e uma profunda conexão com a natureza», salienta fonte oficial do Onyria Group.
TACADAS COM VISTA PRIVILEGIADA
O segmento do desporto representa cerca de 1/3 das receitas do Onyria Quinta da Marinha Hotel, o que diz bem da importância desta área para a unidade hoteleira. Este valor reflecte sobretudo a atractividade do campo de golfe, que é uma das principais facilidades do resort de luxo. As restantes receitas são provenientes do segmento de reuniões e conferências, dado que o hotel possui mais de 20 salas dedicadas a eventos, e uma parte significativa das receitas é gerada por famílias e casais que usufruem das diversas comodidades e actividades oferecidas.
«A ligação ao desporto é fundamental na atractividade de um hotel, especialmente em regiões onde as actividades desportivas fazem parte da cultura e do estilo de vida. Durante o Verão, muitas famílias procuram experiências que envolvem a prática de desportos», sublinha fonte oficial do Onyria Group. «A realização de eventos desportivos, como torneios e competições, atrai um público específico que procura alojamento próximo a essas actividades, resultando num aumento das reservas durante esses períodos», acrescenta. Reino Unido, França, Espanha e Escandinávia estão entre os principais mercados emissores do resort.
Abordando com mais detalhe o segmento do golfe, o Onyria Quinta da Marinha Hotel oferece condições e serviços diferenciadores que proporcionam uma experiência única aos praticantes desta modalidade. O campo de golfe de 18 buracos proporciona uma mistura de paisagens deslumbrantes, onde os jogadores podem desfrutar de vistas sobre o Oceano Atlântico, áreas rodeadas por pinheiros mansos e panoramas que incluem a Serra de Sintra.
«Com mais de 40 anos de história, o campo tem evoluído para se tornar cada vez mais agradável de jogar. Com o passar dos anos, os buracos tornaram-se mais definidos e integrados na paisagem natural, proporcionando desafios variados que aprimoram a experiência de jogo. O design cuidadoso do campo, com árvores estrategicamente posicionadas e vistas cativantes, contribui para um ambiente, que não só desafia os golfistas, mas também oferece momentos de beleza e tranquilidade », refere a mesma fonte do Onyria Group.
Além das características do campo, a Quinta da Marinha disponibiliza serviços como aulas de golfe com profissionais experientes, uma loja de golfe bem equipada e um Club House que proporciona conforto e um espaço para socialização após as partidas. Há ainda pacotes personalizados para golfistas que abrangem green fees, alojamento e outras comodidades.
UMA PARCERIA DE FERRO
Pelo oitavo ano consecutivo, o Onyria Quinta da Marinha foi o hotel oficial da prova Ironman, que reuniu em Cascais milhares de triatletas de todo o mundo, a 19 de Outubro.
Os atletas, equipas e familiares que escolheram o resort para ficarem alojados beneficiaram de um conjunto de serviços e facilidades essenciais nos dias que antecederam a prova, nomeadamente: mecânico no hotel; corrida acompanhada no percurso da prova; serviço de massagem desportiva; serviço de help desk para tirar quaisquer dúvidas, que este ano contou com a ajuda de Hugo Figueiredo, vencedor da prova de 70.3 de 2023; lago no campo de golfe para os treinos de natação; refeições adaptadas às necessidades dietéticas específicas dos atletas; Pasta Party na véspera da prova; um espaço dedicado para guardar bicicletas; serviço de transfer permanente para o local da prova, incluindo uma viatura adaptada para, no final do evento, trazer os atletas e as suas bicicletas; entre outros.
«Esta edição foi um grande sucesso, em todos os aspectos. O número de participantes (4500) e espectadores foi recorde, a prova de Cascais é já a terceira maior do mundo e uma das mais reconhecidas pela sua qualidade organizativa e localização, o que resultou numa ocupação muito elevada do hotel, exponenciando a reputação do nosso resort no mercado como um parceiro confiável e premium no turismo desportivo», frisa fonte oficial do Onyria Group. «Além de fortalecer a nossa marca, um novo público foi trazido para a região, sendo um motor da sua promoção. Graças a esta parceria, temos clientes de locais tão longínquos e diversos quanto o Alasca, Panamá ou Singapura. Os visitantes internacionais e media especializada tiveram oportunidade de conhecer e desfrutar do melhor que Cascais, Lisboa, Sintra e Oeiras têm para oferecer», reitera.
Além disso, importa sublinhar o impacto económico desta prova: «Durante a semana do evento estiveram em Cascais e Lisboa cerca de 15 a 20 mil pessoas, entre atletas e acompanhantes das mais diversas origens, que contribuíram de forma muito importante para o comércio local, a hotelaria e restauração, o que permite deixar uma marca positiva na dinamização social e económica de Cascais durante o evento.»
Além do Ironman Cascais, este ano o Onyria Quinta da Marinha Hotel foi também o hotel oficial do Swim Grand Prix, que decorreu a 21 e 22 de Setembro. A parceria com a promotora 3 Iron Sports permitiu reforçar o compromisso do hotel com o desporto e bem-estar, além de promover a sua oferta no segmento dos desportos aquáticos. «O Swim Grand Prix em Cascais está em linha com a nossa estratégia de sustentabilidade e saúde e atrai um tipo de clientes que procura experiências diferenciadas de natureza. Vimos a oportunidade do seu sucesso e bom feedback para repetir e até alargar a nossa parceria no futuro a este e a outros eventos igualmente de dimensão nacional e internacional», afirma a mesma fonte oficial.
CONSOLIDAR A APOSTA NO DESPORTO
Reforçando a aposta neste segmento, o Onyria Quinta da Marinha Hotel tem previsto para 2025 um extenso calendário de apoios e patrocínios a eventos desportivos. Nesse sentido, ao longo do próximo ano será novamente hotel oficial do Ironman e do Swim Grand Prix em Cascais. Será também hotel oficial do campeonato de surf Capítulo Perfeito powered by Billabong, competição que decorre anualmente na Praia de Carcavelos e atrai participantes de todo o mundo em disputa pelo título de melhor surfista em condições perfeitas.
Além de apoiar estas competições de triatlo e natação, o Onyria Quinta da Marinha Hotel continuará a oferecer uma variedade de programas de yoga e outras actividades de bem-estar, criando um ambiente propício à promoção da saúde e do relaxamento. «Estas iniciativas visam complementar a experiência dos participantes, proporcionando oportunidades de recuperação e incentivando um foco equilibrado na saúde física e mental», conclui fonte oficial do Onyria Group.
CULTURA DE DESPORTO
Não são só os hóspedes do Onyria Quinta da Marinha Hotel que são amantes de desporto; muitos dos directores e colaboradores do hotel também. Um espírito desportivo que foi impulsionado pelo exemplo do seu director-geral, Paulo Figueiredo, que, em Maio de 2012, decidiu adoptar um estilo de vida mais saudável e descobriu a paixão pelo triatlo. Desde então, já participou em diversas provas, incluindo o Ironman no Havai, onde estabeleceu um tempo recorde em bicicleta. A dedicação de Paulo Figueiredo ao desporto não apenas transformou a sua vida, mas também contagiou outros directores e colaboradores do hotel. Hoje, o Onyria Quinta da Marinha Hotel disponibiliza um ginásio acessível a todos os colaboradores, além de grupos de corrida que incentivam a actividade física e o espírito de equipa. «Esta cultura do desporto tem promovido um ambiente de trabalho mais saudável e motivado, reflectindo o compromisso do hotel com o bem-estar dos seus colaboradores e a promoção de um estilo de vida activo», frisa fonte oficial do Onyria Group.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Novembro (n.º 340) da Marketeer.