90% dos responsáveis de marketing diz que criatividade está a crescer nas empresas

Depois de ouvir uma centena de responsáveis de marketing, a nível mundial, a LLYC concluiu que a criatividade está a ganhar espaço nas empresas. De acordo com o mais recente estudo da consultora de comunicação, 90% dos inquiridos considera que a criatividade aumentou ao longo do últmo ano, como consequência da pandemia e da digitalização mas também do excesso de informação.

Além disso, a criatividade mostra ter um impacto elevado nos modelos de negócio e nos processos de desenvolvimento das empresas, afectando adicionalmente o desempenho do produto, a comunicação da marca e a interacção com o cliente. Em “Criatividade Transformadora para os Negócios”, a LLYC revela ainda que as disciplinas de comunicação digital e marketing de influência são aquelas onde a criatividade está a ganhar mais peso, seguindo-se a comunicação/imagem de marca e a publicidade.

Por outro lado, as áreas comercial/de vendas e de promoção apresentam uma mudança menos significativa como consequência do território conquistado pela criatividade nas empresas.

Segundo Marlene Gaspar, directora sénior de Engagement e Digital da LLYC, «a importância da criatividade para os Chief Marketing Officers (CMO) está a crescer e está a tornar-se cada vez mais uma ferramenta-chave para o sucesso de todo o tipo de negócios». Quer isto dizer que a criatividade já não está apenas na esfera do marketing e da publicidade, mas, sim, em toda a organização.

Perante esta mudança de paradigma, a responsável aponta, em comunicado, a necessidade de redefinir o conceito de criatividade. «É algo intrínseco nas pessoas, que nos permite abordar problemas e encontrar novas soluções para os problemas e as vicissitudes da vida quotidiana. Este relatório é o resultado de um trabalho de campo com responsáveis de marca que reconhecem a importância da criatividade nos seus negócios e percebem que foi nela que nasceram algumas das melhores e mais diferenciadoras experiências. Experiências que se têm traduzido em receitas, reconhecimento e negócios», acrescenta.

Coca-Cola, Heineken, Apple, Amazon, Natura, Red Bull, Nike, Netflix, Google, Burger King ou McDonalds são algumas das marcas mais repetidas pelos profissionais de marketing inquiridos, quando questionados sobre as insígnias cuja criatividade admiram.

Barreiras (e soluções) à vista

Apesar de o crescimento da criatividade ser notório, o mesmo relatório dá conta de alguns obstáculos persistentes. São eles a pressão para os resultados a curto prazo (75,8% dos votos), o medo do risco (74,7%), a falta de tempo (54%), a falta de recursos (29,8%), a falta de confiança (27,5%) e a falta de autenticidade (11,4%).

Para resolver alguns destes obstáculos verfica-se que há um conjunto de metodologias que ajudam a potenciar a criatividade das equipas e que já estão a ser utilizadas pelos profissionais de marketing inquiridos nas respectivas empresas: brainstorming e brainwriting (cerca de 80%), técnicas de geração de ideias em grupo (cerca de 70%) e técnicas de design thinking (mais de 67%).

Fora das próprias organizações, 67% dos profissionais de marketing considera que as agências especializadas em criatividade são os parceiros que ganharam mais relevância como aliados das marcas nos últimos tempos. Logo depois, surgem as agências de meios e PR (ambas com pouco mais de 40%) e as pessoas ou equipas freelance (36,7%).

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