9 em cada 10 portugueses já venderam artigos em segunda mão

Os portugueses não parecem demasiado “apegados” aos artigos dos quais já não gostam ou que já não usam. Pelo menos, é o que conclui um estudo da Wallapop, em parceria com a MuP Research: 90% dos inquiridos admitiram já ter vendido pelo menos um artigo numa plataforma de produtos reutilizados.

Segundo o estudo, entre as principais razões para vender os artigos em segunda mão estão a necessidade de ganhar algum dinheiro extra (62,3%) e a procura por ter mais espaço livre em casa (55,6%). O desejo de proporcionar uma nova vida a objectos que não estão a ser utilizados é a terceira razão apontada pelos inquiridos.

Os artigos que não são essenciais ou não são utilizados são apontados pela grande maioria dos inquiridos (73,5%) como aqueles que, por norma, são seleccionados para serem vendidos em plataformas de revenda, assim como os artigos que já não são apreciam (40,5%) ou que têm em duplicado (23,4%).

A Primavera (51%) e o Verão (47,7%) são as alturas do ano privilegiadas pelos inquiridos para colocarem os seus bens à venda, uma vez que é sobretudo nestes períodos que realizam limpezas e arrumações domésticas profundas.

Por fim, quando questionados sobre os artigos que são mais frequentemente descartados após estas limpezas domésticas, as peças de vestuário foram os produtos mais mencionados, seguidos de produtos de decoração para a casa, com jogos e brinquedos a fechar o top 3.

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