78% dos empresários admite um retorno médio, bom ou muito bom do investimento em marketing

Um novo estudo da Pipedrive, plataforma de CRM e gestão inteligente de receitas para pequenas empresas, sobre as tendências das vendas e receitas de vários tipos de negócios à escala global revela que, apesar dos desafios sentidos pelos empresários em 2020, 7 em cada 10 dos inquiridos viram um aumento no lucro da empresa após a pandemia.

Os dados do relatório, obtidos com base num inquérito feito a 1.114 profissionais de vendas e de marketing, empresários e indivíduos envolvidos na indústria, demonstram que 40% das organizações excederam as perspectivas de lucro neste último ano em comparação com 2020, mas que a nível de desempenho pessoal apenas 64% dos vendedores entrevistados refere ter atingido os seus objectivos anuais pessoais em 2021.

Quando questionados sobre o porquê, atribuíram a razão a orçamentos baixos (43%) e equipas reduzidas (43%). «A tecnologia tem a capacidade de ajudar empresários de pequenas empresas a adquirir insights importantes de modo a conseguirem reduzir custos e criar eficiências operacionais quando é necessário», comenta, em comunicado, Dominic Allon, CEO da Pipedrive.

Por entre os resultados, o estudo da Pipedrive aponta ainda para áreas fundamentais nas quais as pequenas empresas podem investir quando surgem sinais de instabilidade económica. Por exemplo, a adopção de tecnologia e automatização, a integração das vendas e marketing, o papel da liderança na saúde e o sucesso de um pequeno negócio, a produtividade no trabalho remoto, entre outros. As principais conclusões são:

– Forte crescimento em todos os sectores: apesar dos desafios que enfrentaram no ano passado, 71% dos inquiridos afirma que a sua empresa cresceu mais em 2021 do que em 2020, enquanto 73% diz que a sua empresa alcançou ou excedeu os seus objectivos de facturação.

– A aquisição de tecnologia ajuda ao crescimento e satisfação dos colaboradores: os participantes que adoptaram a tecnologia e automatizaram as suas tarefas de vendas e marketing tiveram 16% mais probabilidade de atingir os seus objectivos de vendas. Os mesmos são também mais prováveis (22%) de estarem satisfeitos com as ferramentas disponibilizadas.

– Uma liderança forte é a chave para o sucesso: quase 40% dos inquiridos que não atingiram os seus objectivos no ano passado (e nunca ou raramente totalizaram a sua quota de vendas regular) acredita que a liderança e gestão da sua empresa precisa de melhorar.

 – A integração das vendas e do marketing aumenta os rendimentos: as empresas com vendas e marketing correctamente integrados apresentam-se 26% mais prováveis de afirmar que os seus lucros superaram as previsões. De igual modo, demonstraram uma maior propensão para compreender de forma clara a sua estratégia, missão e objectivos.

 – O investimento em marketing gera resultados: mais de três quartos dos participantes (78%) indicaram um retorno médio, bom ou muito bom do seu investimento em marketing de 2021, registando um maior aumento das suas receitas.

– Trabalho remoto contribui para uma maior produtividade: dois terços dos entrevistados afirmam que trabalhar remotamente tem tido um impacto positivo na sua vida laboral e metade (46%) refere que os tornou mais produtivo, comparando com os 12% que admite menor produtividade.

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