53,7% dos portugueses consome bebidas vegetais por escolha pessoal
A recente subida dos preços devido à inflação tem revelado uma crescente preferência dos consumidores pelas marcas próprias. Um novo estudo da Multidados demonstra que, embora os produtos lácteos mais comprados sejam de marca, as insígnias próprias dos retalhistas surgem nos topos.
De acordo com os dados, 52,2% dos inquiridos consome leite todos os dias, enquanto relativamente aos iogurtes a percentagem é de 33,8%. Para 77,4% dos consumidores, o momento de consumo de leite dá-se ao pequeno-almoço e 48,9% prefere o leite pasteurizado.
As marcas mais consumidas são Mimosa (47,3%), Continente (32,4%), Gresso (28,8%), Pingo Doce (27,5%), Terra Nostra (17,3%) e Açores (16%). Já no que toca às bebidas vegetais, o tipo mais escolhido é a soja (33,7%), seguida da aveia (30,5%) e da amêndoa (16,3%).
A Alpro Soja é a marca escolhida por 46,3% dos inquiridos que optam por esta alternativa, sendo a principal razão de consumo uma opção pessoal (53,7%), seguida da intolerância à lactose (18,3%) e de dieta alimentar (17,1%).
No que toca aos iogurtes, 63,6% dos inquiridos consome ente quatro a 12 iogurtes por semana, sendo o líquido o tipo preferido deste alimento para 55% dos consumidores. Já em termos de sabores, aroma (92,6%), natural (46,7%), sem açúcar (14,4%) e com pedaços de fruta (14%) são os mais escolhidos.
Relativamente às marcas, Danone (74,1%), Mimosa (54,8%), Continente (46,7%) e Activia (29,3%) são as que reúnem a maior notoriedade espontânea. Continente (36,6%), Mimosa (32,5%) e Pingo Doce (24,7%) são as mais consumidas.