5 anos de Phenix em Portugal equivalem a 18 milhões de refeições salvas

A Phenix, marca que combate o desperdício na Europa, assinala cinco anos desde a sua entrada no mercado português com um programa de conversão de excedentes de grandes superfícies comerciais em doações a instituições particulares de solidariedade social, que apoiam indivíduos e famílias em situação de carência. Desde que chegou ao País, já salvou mais de 18 milhões de refeições, evitando que mais de 21 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera.

Além de alimentos e refeições, a marca actua no combate ao desperdício de produtos não alimentares, tendo impedido, até agora, que mais de 1472 toneladas de bens nesta categoria, nomeadamente têxteis (onde a taxa de sucesso se aproxima de 100%), artigos para casa e para decoração (81%), detergentes (57%), entre outros, acabassem no lixo.

Actualmente, a Phenix intervém em mais de 350 lojas de grande retalho, que incluem as insígnias Continente, Modelo Continente e Continente Bom Dia, da Sonae MC, beneficiando mais de mil instituições parceiras, como a Refood de Braga.

Em paralelo com o programa de doações, em 2019, a Phenix expandiu a sua actividade, com o lançamento da Phenix app, uma aplicação anti-desperdício que permite que a comunidade adquira alimentos e refeições excedentes de estabelecimentos comerciais de todas as dimensões, por um preço reduzido. Ao fim de dois anos, são já cerca de 1200 os estabelecimentos parceiros que disponibilizam os seus produtos na aplicação, actualmente com uma base de utilizadores na ordem dos 200 mil, no mercado português.

«Cinco anos de Phenix em Portugal são o resultado de um trabalho conjunto extraordinário. Principalmente com o nosso programa de doações, conseguimos transformar o que se ia tornar desperdício em valores essenciais: dignidade, humanidade e solidariedade. Tal como o trabalho da Phenix foi e continua a ser fundamental para que o excedente de uma grande superfície comercial chegue até uma família carenciada, também a confiança da nossa rede de parceiros em nós o é. Foi um caminho trilhado com base na entreajuda e é esta economia circular que queremos continuar a fomentar, à medida que fazemos crescer a comunidade Phenix», salienta, em comunicado, Frederico Venâncio, director-geral da Phenix Portugal.

Artigos relacionados