42% dos portugueses vai aproveitar a Black Friday e Cyber Monday

Um estudo da GLS Portugal apura que 42% dos portugueses vai aproveitar a Black Friday e a Cyber Monday para efectuar compras, quer em lojas físicas como online.

Quase metade dos inquiridos não tem o hábito de efectuar compras nestas datas mas demonstra abertura em fazê-lo consoante as promoções das marcas.

Mais de metade (58%) pretende gastar entre 50 euros e 200 euros, 21% entre 201 euros e 500 euros, 14% menos de 50 euros e 7% acima dos 500 euros. A maioria afirmou que equaciona gastar um valor idêntico ao do ano passado e 25% revela assume que irá gastar um valor inferior.

22% diz comprar apenas em sites nacionais mas a maioria (78%) utiliza ambos sites nacionais como internacionais, com 68% a afirmar aproveitar estas promoções para fazer algumas compras de Natal.

Os produtos mais desejados são a roupa (22%), seguido dos livros (13%), electrodomésticos e produtos para o lar (12%), jogos e brinquedos (12%) e acessórios de moda (11%). Os inquiridos também revelaram aproveitar a ocasião para comprar produtos de desporto e lazer (8%), telemóveis (6%), som, colunas e auscultadores (5%), portáteis ou tablet (5%).

Quanto às entregas, 63% avalia as transportadoras de uma forma muito positiva, com uma pontuação de 8 em 10. Sobre as empresas que materializam o e-commerce, ou seja, que levam as encomendas das lojas à casa dos clientes, a experiência dos inquiridos deixa a GLS em segundo lugar.

«Este é, sem dúvida, um momento de forte dinâmica de compras com evidente impacto na procura de transporte e distribuição de mercadorias. São oportunidades muito apetecíveis e às quais os portugueses, em geral, estão muito receptivos como o demonstra o estudo de comportamento que realizámos. A pandemia veio acelerar a uma maior adesão ao e-commerce e é natural que mais portugueses optem por fazer compras online neste período», afirma Víctor González, director-geral da GLS em Portugal.

Para dar resposta a este aumento expectável da procura, a GLS temos vindo a reforçar as capacidades e equipa, implementando ainda medidas, como preços especiais para encomendas até três quilos e soluções como FlexDeliveryService para proporcionar aos consumidores diferentes opções de receção das suas encomendas. No total, a empresa já investiu 150 milhões de euros na rede europeia.

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