40% das empresas vai desaparecer até 2020 e a culpa é do digital

As empresas estão a ser irremediavelmente empurradas para um vórtice digital que as obrigará a tomar um de dois caminhos: ou seguem a tendência e adaptam-se ou desaparecem. O relatório “Digital Vortex: How Digital Disruption is Redefining Industries” analisou 12 sectores em 13 países e concluiu que quatro em cada dez empresas vai desaparecer até 2020.

A transformação digital é a culpada deste cenário devido à sua força avassaladora capaz de “remodelar o mercado empresarial com maior rapidez que qualquer outra força conhecida na história”, como explica o estudo. Ainda assim, parece que nem todas as empresas perceberam o rumo que o mercado está a tomar com 45% das empresas consultadas a não considerar que a transformação digital deva captar a atenção dos organismos directivos.

As conclusões tornam-se mais contraditórias quando 75% dos inquiridos afirmou acreditar que a mudança para o digital é uma forma de progresso e 72%  garantiu que optimiza o valor para os clientes. Porém, parecem considerar que a transformação ainda está longe e que não é necessário preocuparem-se com estratégias de transição digital para já, algo que, de acordo, com o relatório, não poderia estar mais errado.

Martin McPhee, vice-presidente sénior da Cisco Consulting Services, vaticina que «cada cidade, país e negócio deverá transformar-se em digital para poder avançar e sobreviver na nova economia».

O estudo foi realizado pela Cusco e pelo International Institute of Management Development na Suiça e apresentado pelo Centro Global para a Transformação Digital nos Negócios.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Trotinetes elétricas: guia para circular em segurança