30% dos portugueses passa cinco horas por dia online

Um estudo da Kaspersky apurou que 29,4% dos portugueses passa, pelo menos, cinco horas do seu dia online, seja a navegar nas redes sociais ou a conversar com amigos.

Mais de metade dos inquiridos (55,8%) afirmam utilizar a tecnologia para fazer chamadas telefónicas ou videochamadas com amigos e familiares de forma a combater a solidão. Um número semelhante (42,4%) indica que o facto de enviarem e receberem mensagens de texto também os tem ajudado a fazer face à solidão que já sentiam ou que se acentuou nos últimos meses.

Cerca de 56,8% afirma ter utilizado novas plataformas de videochamada para comunicar, como o Zoom, por exemplo. 21% dos portugueses afirma que publicar mensagens no Facebook (ou outras redes sociais) contribuiu para que se sintam menos sós.

«O digital, que permitiu aproximar pessoas distantes fisicamente, de algum modo, também gerou afastamento de pessoas fisicamente próximas e nalguns casos de risco facilitou mesmo o isolamento. Existem muitas pessoas, sobretudo adolescentes e idosos, que já estavam socialmente isolados. Os adolescentes mais virados para o mundo cibernauta que os afasta dos contactos afectivos e sociais tão importantes para o seu desenvolvimento saudável, e os idosos, no polo oposto, que não puderam fazer uso da tecnologia para quebrar o isolamento decorrente desta situação pandémica», comenta Rita Salazar dias, psicóloga clínica que analisou o estudo da Kaspesky.

O estudo apura ainda que 57, 6% dos portugueses inquiridos recorre à tecnologia para ver programas televisivos ou filmes. Já 44,2% afirma que utilizar a tecnologia para ouvir música – com recurso a apps, por exemplo – ajuda no combate à solidão.

Artigos relacionados