165 milhões de cartões contactless na Europa

A utilização de cartões contactless, na Europa, passou de 36% em 2015 para 52% este ano. Ao todo, existem 165 milhões de cartões deste tipo e 3,4 milhões de terminais habilitados para NFC, de acordo com dados divulgados pela Visa no estudo “Digital Payments 2016”. No mesmo documento, a empresa revela que a aceitação dos cartões contactless aumentou em todas as faixas etárias e não apenas nas mais jovens: a utilização por pessoas entre os 55 e os 64 anos cresceu 64% desde o ano passado.

A Visa conclui ainda que as tecnologias contactless estão a impulsionar novos hábitos de consumo e formas de pagamento. Os utilizadores destes cartões estão mais dispostos a utilizar um dispositivo móvel com forma de pagamento numa loja (52% de utilizadores de cartões contactless vs 32% de utilizadores não contactless) e a efectuar compras através de uma aplicação do retalhista (49% vs 31%).

Sérgio Botelho, country manager da Visa em Portugal, transpõe esta nova realidade para a época do Natal e garante que o «sucesso dos retalhistas dependerá da sua capacidade de disponibilizar aos consumidores acesso ao seu método de pagamento preferido». Em comunicado, refere ainda que «este Natal, iremos testemunhar uma série de diferentes métodos utilizados para pagar os presentes sob a árvore, bebidas comemorativas com os amigos e até mesmo o peru».

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?