100 restaurantes vão adoptar IVA a 6%

No próximo dia 18, 100 restaurantes portugueses vão reduzir o IVA aplicado às refeições e servir os seus pratos com uma taxa de imposto de apenas 6%, em vez de 23% como está estipulado legalmente.

A iniciativa “Às 5f o menu é a 6%” é da Associação para a Defesa, Promoção e Inovação dos Restaurantes de Portugal (PRO.VAR) e pretende sensibilizar os portugueses para o impacto que o IVA de 23% na restauração pode ter no preço das refeições.

De acordo com a PRO.VAR a taxa de adesão dos restaurantes é significativamente superior nos distritos do Porto, Matosinhos, Gaia, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, cidades onde estão incluídos os restaurantes Cafeína, Capa Negra e o grupo BB Gourmet.

A iniciativa passa também por dar a conhecer as linhas gerais da proposta da PRO.VAR relativamente à descida do IVA nos alimentos transformados. Tal como a associação explica em comunicado, a ideia é reduzir para 6% o IVA neste tipo de alimentos, mantendo, ainda assim, a taxa de 23% nos produtos não transformados.

Caso a proposta fosse aprovada, a estimativa é de que seria possível recuperar 10% dos postos de trabalho na restauração.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Os 10 Ferrari em exemplar único no Mundo