«Se a Apple quer continuar à frente tem de fazer muito mais»

AppleA Apple tem a braços vários desafios para 2012, no sentido de actualizar as suas principais linhas de produto, de forma a fazer frente à competição, cada vez mais feroz. Isto depois de um ano marcado por lucros recorde mas, também, pela morte do seu co-fundador e CEO, Steve Jobs, e por alguma falta de inovação no que toca ao design, refere o Financial Times. Um iPhone branco, um iPad branco e um iPod touch branco foram as mudanças físicas mais perceptíveis nos produtos da Apple este ano, ainda que a empresa – agora liderada por Tim Cook – tenha feito um update ao hardware interno dos seus dispositivos e introduzido novos softwares e serviços, para manter o seu arrojo.

No entanto, e como salienta o mesmo meio, analistas da indústria afirmam que a Apple precisa de fazer muito mais em 2012 se pretende manter-se à frente dos seus rivais e garantir que os seus colaboradores continuam inspirados por trabalharem numa das empresas tecnológicas que assume a liderança a nível mundial, mesmo depois de ter perdido Steve Jobs, em Outubro.

«O próximo ano vai ser um teste para a Apple», afirmou Rob Enderle, do Enderle Group. «Na última década a Apple liderou, claramente, o mercado, mas agora o mercado provou ser muito bom enquanto “fast follower”», continuou. O analista tecnológico afirmou ainda que a Apple, agora com Tim Cook como CEO, deve explorar novas áreas da tecnologia para se manter numa posição cimeira.

Artigos relacionados