Zippy: «Esta colecção é um tributo à parentalidade próxima, às novas dinâmicas e relações familiares»

A campanha de Páscoa da Zippy deste ano, denominada “Easter, Collecting Memories”, esta dividida em três histórias que representam as diferentes formas de estreitar laços e construir memórias que ficam para sempre, com família e amigos.

Com esta opção a Zippy quer falar para todas as famílias, não apenas para as mais tradicionais. A Páscoa é uma altura para estar com quem mais se gosta, de fazer novos planos e de criar memórias que ficam para sempre, quer seja porque se tira um tempo para estar com as crianças e reforçar laços; quer seja porque se vai de férias e se faz os típicos “amigos de férias” que se espera reencontrar todos os anos; ou até mesmo por ser um momento em que se sente o Verão mais perto com os primeiros dias quentes e de praia. Para cada um desses cenários foi criada uma história: “Family Album” (protagonizada pela família Tiago Teotónio Pereira, Rita Patrocínio e Camila), “Sea, Friendship and the Boat House” e “The Sea Breeze”.

Para perceber os contornos desta estratégia estivemos à conversa com Filipa Bello, Head of Brand & Creative da Zippy.

Porquê a escolha da família de Tiago Pereira e Rita Patrocínio? Quais os pontos que unem este casal e a Zippy?

Tiago Teotónio Pereira e Rita Patrocínio são os embaixadores da nova colecção You&Me da Zippy, lançada recentemente com a nossa campanha de Páscoa “Easter, Collecting Memories”. Esta colecção é um tributo à parentalidade próxima, às novas dinâmicas e relações familiares em que os pais têm a oportunidade de se vestirem igual aos filhos, inspirarem-se e aprenderem com eles a ver o mundo sob uma perspectiva mais simples e positiva. Esta família está muito assente na imagem da nossa marca e alinhada com estes valores de parentalidade próxima, vendo-a de forma descomplicada e promovendo vários momentos em família, principalmente nestas alturas especiais, como a Páscoa.

Assim como a Zippy incentiva as famílias a celebrarem estas épocas em conjunto, a conhecerem-se melhor e a darem mais significado a cada momento, também o Tiago e a Rita, que cresceram em famílias grandes, sempre tiveram este sentido de união familiar bastante presente. Estas alturas onde se juntam todos, como a Páscoa, são momentos de muita alegria para a família, que ganharam ainda mais importância com a chegada da Camila.

Reconhecemos, também, que os portugueses tinham curiosidade em conhecer as dinâmicas familiares da Rita e do Tiago, que foram pais recentemente. Sendo a nossa campanha de Páscoa assente na construção e reforço de laços afectivos familiares, fez todo o sentido para a marca unir-se a uma “nova” família, que irá incentivar outras a desfrutar ainda mais dos momentos em família e a desafiar todos os pais a viverem a vida com a mesma alegria dos mais novos. Por isso, fez-nos todo o sentido que esta campanha da Zippy fosse a primeira que a família Tiago Teotónio Pereira, Rita Patrocínio e Camila comunicassem em família.

Como referiu, a Páscoa é uma época para estar com a família. Será de esperar vermos imagens do Tiago, da Rita e da Camila com outros membros da família Patrocínio que no passado têm estado associados à Zippy?

Actualmente, a estratégia de influenciadores da Zippy está muito assente na promoção destes momentos de família, como a Páscoa, em que lançamos colecções celebrativas para que todos se possam vestir de igual – as nossas colecções You&Me. Já no passado, em que estas colecções não eram recorrentes, apostámos na família Patrocínio, para as representar, visto que se apresentam como uma família grande que privilegia e promove vários momentos em família, essenciais para reforçar elos emocionais. Este ano, os embaixadores desta linha (You&Me), da nossa campanha de Páscoa, são a Rita Patrocínio, o Tiago Teotónio Pereira e a sua filha, Camila.

Quais são as três histórias que a Zippy vai contar nesta Páscoa e a que diferentes públicos se destinam?

Este ano, a campanha de Páscoa da Zippy, “Easter, Collecting Memories”, reforça a importância de aproveitar cada momento de pausa para passarmos tempo com as pessoas de quem mais gostamos, reforçando elos emocionais. Por isso, é baseada em três histórias, que representam as diferentes formas de estreitar laços e construir memórias que ficam para sempre, com família e amigos, nesta altura.

Na primeira história, Family Album, a Zippy reforça a importância do tempo que é passado em família, para fortalecer os laços afectivos familiares, essenciais à autoconfiança de uma criança que encontrará sempre nessas relações um “lugar seguro”. Assim, convidamos as famílias a aproveitar a Páscoa para promoverem tempo em família, para que, juntos, criem memórias únicas e desenvolvam fortes relações emocionais.

A segunda história, Sea, Friendship and the Boat House, evidencia a importância de aproveitar este momento para estimular nas crianças o interesse por novas experiências e pessoas. Aqui, mostramos de que forma a exposição dos mais pequenos a novas actividades, culturas e pessoas, resulta numa maior segurança e empatia, levando para a vida memórias únicas dos “amigos de férias”.

Por fim, na última história, The Sea Breeze, a Zippy pretende demonstrar como o primeiro “cheirinho a férias” traz a oportunidade para, com família e amigos, ao ar livre, começarmos a estimular brincadeiras, sensações e relações únicas, que só são possíveis quando todos estamos desconectados da azáfama do dia-a-dia e focados nas pessoas que realmente nos são importantes.

A campanha é direccionada para todas as famílias, incluindo pais, avós, madrinhas e padrinhos que, neste momento, estão a preparar as férias da Páscoa dos mais pequenos. Por isso, a nossa oferta, para esta campanha, varia entre opções de looks para o “momento tradicional” do almoço de Páscoa, para os mais diferentes passeios e, também, soluções de swimwear para as primeiras idas à praia.

A oferta para irmãos volta a estar nesta campanha. Ainda há muito esta tradição de vestir os filhos de igual nas famílias?

Sim. Apesar de querermos comunicar para todas as famílias com esta campanha, conseguimos entender que o nosso “cliente-tipo” é maioritariamente tradicional e que as nossas colecções Brothers&Sisters, que vestem irmãos de igual, já são um “must-have” da Zippy para os momentos “tradicionais” de família, como é o caso da Páscoa.

Os nossos clientes já estão a contar com estas colecções e é muito comum procurarem-nos nesse sentido. Por isso, a nossa aposta no desenvolvimento de produto também assenta naquilo que estes clientes mais procuram, como os bordados, os diferentes tipos de xadrez, o vichy, as golas e os shapes de estilo mais romântico e nostálgico.

Uma vez mais, a Zippy está a apostar em peças que dão para toda a família (crianças e adultos). Os portugueses estão a aderir bem a estas ofertas nestas datas especiais? Pedem-vos para alargar para a colecção permanente?

A linha You&Me surgiu na Zippy depois de as nossas equipas terem ouvido alguns clientes que referiam querer poder vestir algumas das nossas colecções, de forma a terem looks iguais aos filhos, sobrinhos, etc. Com isto, vimos uma oportunidade de reforçar o nosso propósito de trazer mais significado aos momentos em família, dando-lhes, nos momentos celebrativos, a oportunidade de, com uma colecção cápsula, reforçar elos emocionais com os mais pequenos, vestindo-se de igual a eles e olhando-os nos olhos, vendo neles o reflexo de um mundo mais simples e descomplicado. A partir daí, sempre que a Zippy realizava lançamentos pontuais em momentos relevantes para as famílias, como o Dia do Pai, a Páscoa, o Dia da Mãe, o Verão, ou o Natal, os clientes demonstravam muito interesse nesta linha, o que se comprovava com o respectivo sell out positivo.

Neste sentido, em 2022, decidimos disponibilizar, pela primeira vez, a linha You&Me de forma consistente nestes momentos, para celebrar determinadas datas e épocas do ano em que, por tradição, as famílias se juntam e partilham momentos. O feedback foi muito positivo e percebemos que as famílias continuam a privilegiar colecções que permitem outfits a combinar entre pais e filhos nestas alturas especiais.

Este ano, a aposta nas coleções You&Me “celebrativas” em momentos tão relevantes para as dinâmicas familiares mantém-se e cada vez mais sentimos uma maior proximidade por parte dos clientes, que nos procuram proactivamente para conhecer os novos artigos. Esta procura também acontece com Brothers&Sisters, mas acreditamos que ainda temos um caminho a percorrer neste trabalho de notoriedade que estamos a realizar com a linha You&Me, para que o seu posicionamento enquanto homenagem às relações e novas dinâmicas parentais e familiares evolua.

Veja aqui os três filmes da campanha:

Family Album

Sea, friendship and the boat house

The Sea Breeze

Texto de Maria João Lima

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