Younited: A startup de crédito que quer conquistar a confiança dos portugueses

Nas últimas semanas, a startup francesa de crédito instantâneo Younited Credit lançou a sua primeira campanha publicitária europeia e Portugal foi um dos mercados onde a campanha estreou. Em entrevista à Marketeer, Pablo Ripol, director de Marketing da Younited Ibéria, explica que este investimento tem como objectivo aumentar a notoriedade da marca no mercado nacional, onde está presente desde 2018.

Desde então, «aprendemos o quão os portugueses valorizam e confiam nas marcas que conhecem, e é por isso que estamos entusiasmados com o lançamento da nova campanha televisiva, que permite chegar mais perto do coração dos consumidores», frisa o responsável.

A campanha estreou também a nova imagem da Younited, marca umbrella que passou a incorporar três marcas: Younited Credit (crédito), Younited Pay (soluções “Buy Now Pay Later”) e Younited Coach (coaching financeiro).

Pablo Ripol, director de Marketing da Younited Ibéria

O que motivou o rebranding da Younited e com que propósito?

Ao longo dos últimos 10 anos, a Younited cresceu de uma pequena startup que desafiava os bancos franceses para uma solução europeia de pagamentos e empréstimos capaz de liderar o mercado com a sua oferta. O contexto mudou, os desafios são muito maiores, o “terreno” está diferente e a nossa marca precisava de reflectir todas essas mudanças e de mostrar a “nova” Younited.

Como se caracteriza a nova identidade da marca e que mensagem pretende transmitir?

A nova imagem da marca foi pensada cuidadosamente. A palete de cores mistura os tons avermelhados da energia, calor e inovação da indústria fintech com os tons azulados da serenidade, profissionalismo e confiança da indústria bancária europeia altamente regulada a que pertencemos.

Com o símbolo da chama, não apenas reforçamos o nosso foco no consumidor – ao destacar o “YOU” no nome -, como também transmitimos [os valores de] rapidez e simplicidade que sempre perseguimos. Ao fim e ao cabo, a Younited foi criada para simplificar a indústria financeira, começando pelo produto financeiro mais complexo, mas ainda assim o mais importante para os consumidores: o crédito.

Por fim, à medida que desenvolvemos o nosso portefólio de produtos para as soluções “Buy Now Pay Later” e coaching financeiro gratuito, elevamos a Younited enquanto marca umbrella, que incorpora três marcas: Younited Credit, Younited Pay e Younited Coach.

A Younited começou a sua operação no mercado português em 2018. Qual o balanço da operação até ao momento e como tem sido impactada pela pandemia de Covid-19?

Enquanto fintech que aterrou no mercado português há pouco tempo, vivemos numa fase acelerada de crescimento constante. A Covid-19 poderia ter desacelerado esse crescimento, mas, pelo contrário, conseguimos apanhar a “onda” da digitalização que se espalhou por toda a Europa, à medida que as pessoas passaram a estar mais tempo em casa e a descobrir os benefícios de fechar negócio com parceiros 100% digitais, como nós.

Os resultados, até ao momento, são fantásticos. Em 2021, mais do que triplicámos o nosso GMV (gross merchandise value) face a 2020, para mais de 30 milhões de euros. Alcançámos estes resultados graças a um excelente produto mas também a uma experiência de consumidor condizente (temos uma avaliação de 4.8 no Trustpilot vs. a média de 3.9 desta categoria).

O que aprenderam até ao momento sobre os hábitos financeiros dos portugueses e a sua predisposição (ou falta dela) em relação ao crédito?

Aprendemos que os consumidores portugueses são muito conhecedores em matéria financeira, o que faz com que conheçam melhor o nosso produto do que os consumidores de outros mercados onde estamos presentes. Isso reforça a nossa confiança no mercado, uma vez que está alinhado com os nossos valores de simplicidade e transparência.

Também aprendemos o quão os portugueses valorizam e confiam nas marcas que conhecem, e é por isso que estamos entusiasmados com o lançamento da nova campanha televisiva, que permite chegar mais perto do coração dos consumidores. Depois dessa relação de confiança estar construída, tudo depende da qualidade do produto e do foco no consumidor, duas vertentes nas quais já colocamos todos os nossos esforços.

E o que mais têm feito para consolidar essa confiança junto dos consumidores portugueses?

Há dois grupos de pessoas muito diferentes com os quais queremos construir uma relação de confiança. Primeiro, as pessoas que estão dispostas a tornarem-se nossas clientes mesmo sem conhecerem a marca. A estratégia para merecer a sua confiança passa por oferecer o melhor produto e experiência possíveis. Esta é a única forma de assegurar que fizeram a escolha acertada. Até ao momento, esta estratégia tem sido bem sucedida.

O outro grupo a que nos dirigimos é o das pessoas que não estão dispostas a experimentar um produto sem antes conhecerem a marca. É mais difícil chegar a estes consumidores, mas foi também por essa razão que lançámos o nosso filme televisivo.

Quais os planos da marca no mercado português para 2022?

Temos muitos planos para este ano. Os mais relevantes são: primeiro, construir confiança e notoriedade, para que cada vez mais pessoas nos possam conhecer melhor; segundo, continuar a ser um driver de inovação no mercado; e terceiro, aumentar a nossa presença no mercado através da expansão de parcerias no segmento “Buy Now Pay Later” e de crédito.

Com estes três planos, esperamos voltar a triplicar o nosso negócio em relação a 2021.

Texto de Daniel Almeida

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