Worten Resolve: «Queremos ser líderes nos serviços para tecnologia e para casa»
Arranca hoje a campanha de publicidade que dá a conhecer a nova imagem da Worten Resolve, que passa a assumir o azul na sua identidade (deixando para a marca-mãe Worten o vermelho que a caracterizava até aqui).
Mas esta não é apenas uma campanha, salientou esta manhã António Fuzeta da Ponte, director de Marca e Comunicação da Worten, numa apresentação a um grupo restrito de jornalistas. «É o culminar de um caminho estratégico que a Worten tem vindo a traçar», sublinha. Depois de, em 2017, a Worten se ter focado na tecnologia, a partir de 2019 a marca abriu-se a novos universos «trazendo propostas que as pessoas provavelmente não estavam à espera», como categorias de artigos para bebés, desporto, brinquedos e beleza.
A Worten, hoje, coloca as suas energias em três grandes eixos estratégicos que a posicionam como uma one stop shop de produtos e serviços. Por um lado, tem o negócio core, ou seja, tudo aquilo que são produtos que se ligam a uma tomada e que são os mais visíveis nas lojas físicas. Neste eixo comunica com os consumidores com a assinatura “Direto ao que interessa. Mais vale ir à Worten”, que recentemente arrancou com uma campanha (criatividade da Fuel, produção da Krypton e realização de Fred Oliveira) em que mantém o vermelho que lhe é característico, mas em que o W de Worten ganha maior importância. Além disso, utiliza a música de Billie Eilish, que será para manter de futuro de maneira a tornar-se parte da identidade da marca.
Num segundo eixo, a Worten está a comunicar (criatividade da Fuel, produção da Take it Easy e realização de Tiago Guedes) as categorias não core – os novos universos como beleza e desporto. Aqui, a marca conta com Ricardo Araújo Pereira como protagonista, com a assinatura “Tem tudo e mais não sei o quê” e com códigos mais digitais.
O terceiro eixo estratégico diz, precisamente, respeito aos serviços, uma área que a Worten está empenhada em reforçar e fazer crescer. E é nesta área que foram esta manhã apresentadas as novidades, nomeadamente a introdução do azul na imagem da marca Worten Resolve.
Worten Resolve
Nascida em 2010, «desde cedo percebemos que os serviços eram uma âncora muito forte na relação», conta António Fuzeta da Ponte. Mas a assistência é dada não apenas aos serviços comprados na Worten, mas também àqueles comprados em outros locais. A marca Worten Resolve tem vindo a fazer apostas sucessivas no seu reforço de forma a melhor servir os clientes e a oferecer uma maior abrangência de serviços: «Internalizámos algumas equipas que nos prestavam serviços, em 2017, criámos um centro em Alfragide com mais capacidade para fazer estas reparações, fizemos aquisições para termos ainda mais capacidade de assistência, comprámos a iServices que mantém as suas lojas no País e, mais recentemente, adquirimos a Zaask, que é um marketplace de serviços (que vão muito além das reparações).»
No trabalho de arrumação das marcas que tinha, a Worten contou com a Solid Dogma que começou a trabalhar com a empresa em Junho de 2021, percebendo como os portugueses e as equipas internas viam a marca. E nesse trabalho ficou definido que o vermelho continuaria com as categorias core e com as novas categorias, mas que na Worten Resolve a aposta recairia no azul. «Queríamos mesmo distinguir e ter uma cor mais ligada a serviços e a care», justifica.
Ou seja, a partir de agora, nas lojas físicas, será visível uma mancha azul no espaço correspondente à Worten Resolve. Essa mudança já é visível, hoje, no espaço do Colombo, sendo expectável que chegue ao Vasco da Gama e a Portimão a breve prazo, estando implementada em todas as 200 lojas até ao final do ano.
A campanha de Worten Resolve está muito em linha com a campanha da Worten core, sublinha o responsável da marca, mas, em vez de dizer “Direto ao que interessa. Mais vale ir à Worten”, vai dizer “Direto ao que precisas. Mais vale ir à Worten Resolve” porque os serviços são uma resposta a uma necessidade do cliente, seja essa a reparação de um PC, a substituição de um vidro no telemóvel, obras em casa, explicações de geometria descritiva ou pet sitting. «Queremos manter alguma coerência, a linha gráfica é em tudo semelhante, mas cromaticamente é azul», explica António Fuzeta da Ponte.
A campanha, que arranca ainda hoje, conta com criatividade da Fuel, produção da Krypton e realização de Fred Oliveira. Terá vários filmes para conseguir explicar ao consumidor, de forma educacional, as várias áreas de serviços disponíveis. Além dos filmes para televisão e online, a campanha estará presente em rádio e em publicidade exterior, representando um investimento total, a preços de tabela, de 5,5 milhões de euros.
Crescer nos serviços
A Worten Resolve tem crescido a um ritmo de 30% ao ano nos últimos três anos em número de serviços prestados. Segundo António Fuzeta da Ponte, em 2021, prestou cerca de um milhão de serviços. E o objectivo é manter (ou, se possível, acelerar) esse ritmo de crescimento de 30% ao ano. Para este crescimento tem contribuído a maior procura por parte dos clientes e também a diversificação de oferta de serviços por parte da marca. O foco é claro na cabeça deste profissional: «Queremos ser líderes nos serviços para tecnologia e para casa.»
E esta é uma área bastante diferente daquela que tem sido core da marca, até aqui, já que não precisa de manter stock, mas precisa de muito mais skills profissionais, recorda o responsável. Além disso, se, por um lado, existem serviços pontuais, por outro, os clientes podem fazer planos de subscrição desde 3,99 euros. Os planos já existiam mas agora foram agregados nesta oferta da Worten Resolve. «Sentíamos a necessidade de agregar estas ofertas, dar-lhes corpo de marca para ser mais perceptível para os consumidores», confessa o responsável.
Veja imagens dos bastidores da campanha:
Texto de Maria João Lima