Watch Duty: a app que se tornou tábua de salvação para combater incêndios em Los Angeles
O último balanço, feito na segunda-feira (13 de janeiro), já registava 25 mortos e 23 desaparecidos em Los Angeles com três grandes fogos por conter e uma situação que permanece volátil e imprevisível. Segundo o governador da Califórnia, Gavin Newsom, esta poderá ser a catástrofe mais devastadora da História dos Estados Unidos, com milhares de casas destruídas e um a área ardida de de 164 quilómetros quadrados, segundo o Departamento de Florestas e Protecção contra Incêndios da Califórnia (CalFire).
Nesta luta contra a força das chamas, o Watch Duty – uma app gratuita que mostra quais os fogos ativos, as zonas de evacuação obrigatória, índices de qualidade do ar ou direção do vento – tem sido crucial tanto para bombeiros, quanto para moradores.
O The Verge destaca essa aplicação como sendo única no mundo da tecnologia, pois não se importa com o engagement do usuário, tempo gasto ou vendas de anúncios. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, que se foca na precisão das informações que fornece e a velocidade com que o serviço pode disponibilizar essas informações. A app chegou ao topo das lojas de aplicações da Apple e do Google nos EUA, com mais de um milhão de pessoas a fazerem o download só nos últimos dias.
A app não absorve dados do utilizador, não exibe anúncios nem exige nenhum tipo de login ou recolhe as suas informações. Embora o Watch Duty seja gratuito, a app aceita doações dedutíveis de impostos e oferece dois níveis de associação que desbloqueiam recursos adicionais, como um localizador de voos de combate a incêndio e a capacidade de definir alertas para mais de quatro condados.
Com planos de expandir o serviço nos Estados Unidos, além de outros serviços de emergência no exterior, o Watch Duty pode eventualmente substituir alguns dos sistemas de alerta do governo local, mais lentos e menos confiáveis, para milhões de pessoas.