ViniPortugal reforça imagem internacional dos vinhos

vinoA ViniPortugal apresenta hoje no seu Fórum Anual, em Santarém, o Plano de Comunicação para 2012/2014. Promover os vinhos de Portugal – um dos produtos nacionais com maior potencial de exportação – é o objectivo da estratégia.

José Diogo Albuquerque, secretário de Estado da Agricultura, teve a seu cargo a abertura do Fórum Anual ViniPortugal 2012, que conta com a participação de cerca de 250 convidados com conhecimento dos mercados internacionais de vinho. O fórum centra-se no percurso de crescimento da posição de Portugal como um dos maiores produtores mundiais de produtos vitivinícolas de elevada qualidade, com margem de progressão nos mercados de maior consumo.

De referir que, em 2010, Portugal produziu mais de sete milhões de hectolitros de vinho, número que reflecte um crescimento de 26% da produção, comparativamente com 2009. As exportações do sector aumentaram em 9%, registando um volume de exportações de cerca de 649 milhões de euros. Destes, 312,5 milhões couberam aos vinhos tranquilos (genericamente apelidados de vinhos de mesa). O maior enfoque nos mercados-chave e de maior retorno para as marcas de vinho portuguesas, como os EUA, Brasil, China, Canadá, Angola, Portugal, Reino Unido, Países Nórdicos e Alemanha, é o ponto que ressalta do plano de comunicação. Assim, ao longo do dia de hoje estão a ser apresentadas as linhas estratégicas e acções planeadas para o período 2012/2014. Decorrem ainda duas conferências: “Wines of Portugal, seus constrangimentos e potencialidades: como promover?”, com Dorli Muhr, da Wine Partners, de Viena de Áustria, e “Wines of Portugal, vinhos gastronómicos: como promover na Restauração?”, com Carlos Ferreira, da Café Ferreira, de Montreal.

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