Vila Galé: Cama, descanso… vinho e azeite!

Quando se fala em Vila Galé é inevitável falar em hotéis e propostas de alojamento, tanto em Portugal como no Brasil. Mas o grupo é mais do que isso. Há já 20 anos que conta com uma marca dedicada à produção de vinhos e azeites alentejanos, a Santa Vitória: «A marca surgiu em 2002, quando a Vila Galé começou a diversificar a sua actividade, entrando na área agrícola», lembra o administrador Gonçalo Rebelo de Almeida. «Após a compra de algumas propriedades perto de Beja, no Alentejo, onde viria a surgir o Vila Galé Clube de Campo, começámos a produzir vinhos e azeites regionais. Hoje, no total, a propriedade estende- se por 1620 hectares e, além da vinha e olival, conta com pomares e criação de gado.»

O objectivo era, essencialmente, complementar a actividade principal do grupo, uma vez que esta vertente mais rural e agrícola permitia criar novos produtos ligados à gastronomia, mas também a outros produtos turísticos, como o enoturismo e o olivoturismo. Com estas apostas, a Vila Galé tinha mais uma oportunidade de proporcionar experiências ricas e interessantes aos seus clientes.

Entretanto, ao longo destas duas décadas, a marca Santa Vitória foi ganhando notoriedade e, hoje, apresenta-se como totalmente consolidada no mercado nacional.

Segundo Gonçalo Rebelo de Almeida, a insígnia tem vindo, ao longo dos anos, a aumentar o portefólio com mais referências de vinhos e azeites e ainda juntou à oferta as compotas produzidas com frutas da herdade.

Já em 2020, a marca é alvo de um rebranding, que lhe permite reforçar o posicionamento e notoriedade, ao mesmo tempo que continua a apresentar novidades ao mercado de forma consistente. Entre as mais recentes, destaque para o Nep Bubbles, bebida sem álcool feita com sumo de uva e pensada para as crianças e celebrações infantis; para o primeiro azeite biológico da marca; e para o Santa Vitória Verdelho 2021, feito exclusivamente com esta casta de uvas brancas.

«O terroir e as castas que temos em Santa Vitória – dez tintas e seis brancas – permitem-nos ter uma gama de vinhos bastante diversificada, com perfis e preços para todos os gostos e bolsos», frisa o responsável, adiantando que há ainda mais um factor distintivo nos vinhos que desenvolvem: a marca recorre e combina diferentes técnicas de vinificação, consoante o vinho que pretende desenhar. Quer isto dizer que trabalham as uvas de várias formas, por exemplo, através de colheita manual e mecânica. «Fazemos pisa a pé, mais tradicional, e também com robot e tecnologia mais moderna, aproveitando as vantagens de cada uma. Procuramos sempre responder às preferências dos consumidores e ter vinhos diferenciados», explica Gonçalo Rebelo de Almeida, justificando a aceitação que os produtos Santa Vitória têm colhido.

Actualmente, o portefólio dos vinhos Santa Vitória inclui uma gama de entrada, Versátil, disponível em tinto, branco e rosé. São, de acordo com o administrador da Vila Galé, vinhos jovens, leves e frutados. Segue-se a gama Santa Vitória Seleção, também em tinto, branco e rosé e, depois, as gamas Reserva e Grande Reserva, compostas por vinhos com mais estrutura e complexidade. O topo de gama é o Inevitável, produzido apenas nos anos com uvas de qualidade excepcional, dando origem a «um vinho irreverente e que expressa plenamente o puro terroir alentejano». Para os fãs de espumante, importa destacar que a Santa Vitória também tem opções disponíveis nesta categoria.

DOURO À VISTA

O Alentejo pode ter sido o primeiro amor da Vila Galé no mundo dos vinhos, mas não é certamente o único. Em 2018, o projecto Quinta do Val Moreira, dedicado aos vinhos DOC Douro, dava os primeiros passos, levando o grupo para outras latitudes. Gonçalo Rebelo de Almeida conta que já há vários anos que queriam alargar a presença do grupo a outras regiões vinícolas e que essa possibilidade surgiu precisamente há seis anos, com a aquisição da Quinta do Val Moreira, em Armamar, no coração do Douro Vinhateiro.

«É um projecto em parceria com o empresário António Parente, do Grupo Madre, onde, além da produção de vinhos, temos também o agroturismo Vila Galé Douro Vineyards», conta o responsável, lembrando que, sendo o mercado dos vinhos um mercado muito competitivo, o plano passa por distinguir a marca, através de métodos de produção e vinificação que se evidenciem por entre a vasta oferta que as prateleiras nacionais apresentam. Já no que aos vinhos Val Moreira diz respeito, «a grande diferença é o recurso às fermentações naturais e o respeito máximo pelo que a região do Douro tem para oferecer em termos vitícolas».

A marca preserva a abordagem à vinificação que já existia há mais de 100 anos, com a mínima intervenção possível no processo de fermentação.

A aposta vai para fermentações naturais e controlo de temperaturas, filosofia que influencia directamente o método de trabalho desde a vindima até ao engarrafamento e proporciona «um perfil de vinhos completamente diferente». A título de exemplo, actualmente, o processo entre a vindima e o engarrafamento de um vinho novo pode demorar menos de um mês, mas, em Val Moreira, o vinho mais rápido a chegar à garrafa, o Val Moreira Branco, demora 10 meses.

A gama de vinhos Val Moreira inclui um total de cinco referências DOC Douro: Colheita branco, Colheita tinto, Reserva branco e Reserva tinto e Altitude. Este último apresenta-se como um vinho especial, feito a partir de vinhas velhas a 734 metros de altitude. Somam-se ainda cinco referências de Porto (Val Moreira Porto Branco X-Dry, Val Moreira Porto Ruby, Val Moreira Porto Tawny Reserva, Val Moreira Porto Tawny 10 Anos e Val Moreira Porto Tawny 20 Anos).

VILA GALÉ TAMBÉM NO PRATO

Se no copo são os vinhos que se destacam, no prato é o azeite que assume a coroa. «Procuramos ter produtos de qualidade e adequados a todos os públicos. No caso de Santa Vitória, contamos com o Santa Vitória Gourmet e o Santa Vitória Premium, ambos azeites virgem extra e feitos através de uma selecção das melhores azeitonas de diferentes variedades», vinca Gonçalo Rebelo de Almeida. O azeite gourmet, em particular, é extraído da primeira pressão a frio, resultando num «surpreendente blend» composto pelas melhores variedades de azeitonas da Vila Galé. O azeite premium, por seu turno, é feito apenas com duas qualidades de azeitona – cobrançosa e cordovil.

Mais recentemente, o grupo lançou um azeite biológico, que se veio juntar a um portefólio já recheado também com azeites aromatizados, azeitonas e vinagres (de vinho e balsâmico). Destaque ainda para o azeite virgem extra da marca Val Moreira, a única referência desta insígnia nesta categoria.

«Desde sempre que a qualidade e a variedade gastronómica foram apostas nos hotéis Vila Galé em Portugal e no Brasil. O facto de produzir vinhos e azeites permite enriquecer e diversificar ainda mais estas propostas, já que é possível complementar as ofertas de alojamento com outras experiências, como jantares temáticos e vínicos com a presença dos enólogos, ter provas de vinhos e azeites, disponibilizar programas nas vindimas e para a apanha da azeitona, fazer workshops gastronómicos. Por outro lado, é uma forma de também promover os vinhos e os azeites, não só em Portugal como nos mercados externos, elevando ainda estes dois produtos de excelência do País.»

Além de estarem disponíveis em todos os 37 hotéis Vila Galé em Portugal e no Brasil, os produtos de ambas as marcas podem ser encontrados nas respectivas lojas online, cujas vendas têm vindo a aumentar, seguindo a tendência do mercado em geral. Os vinhos e azeites podem também ser adquiridos em algumas lojas da especialidade e, no caso da Santa Vitória, nas grandes superfícies e no canal Horeca.

Os números mais recentes indicam que a produção de Santa Vitória é de cerca de um milhão de garrafas por ano, ao passo que Val Moreira se situa em aproximadamente 70 mil unidades. Segundo Gonçalo Rebelo de Almeida, a Vila Galé tem trabalhado para alargar o leque de parceiros e canais de distribuição no mercado nacional e internacional e continuar a aumentar as vendas online, impulsionadas pela crescente comunicação através de meios digitais, com campanhas publicitárias específicas, redes sociais, sites e newsletters.

E qual o peso das exportações? Na Santa Vitória, a percentagem da produção exportada é de 25%, destacando-se países como o Brasil, Suíça, Alemanha ou Luxemburgo. No caso de Val Moreira, sendo uma produção menor, está ainda concentrada no mercado português, embora o administrador revele que já começaram a desenvolver o plano de exportação destes vinhos, em particular para o Brasil.

VIVER O VINHO E O AZEITE

Uma vez que têm dois hotéis associados à produção de vinhos e azeite – o Vila Galé Clube de Campo, em Santa Vitória, e o Vila Galé Douro Vineyards, na Quinta do Val Moreira – não poderiam faltar propostas de experiências associadas ao enoturismo e também ao olivoturismo.

As visitas guiadas e as provas de vinhos são ponto assente em ambas as unidades, abertas tanto a hóspedes do hotel, como a clientes externos que podem optar por conhecer apenas as marcas e as respectivas adegas. «Temos também promovido jantares vínicos noutros hotéis do grupo, com a presença dos enólogos Patrícia Peixoto, de Santa Vitória, e Ricardo Gomes, de Val Moreira. E também proporcionamos a experiência das vindimas, enfatizando as particularidades deste processo de cada região», explica o administrador. No Alentejo, normalmente entre finais de Agosto e meados de Setembro, é possível participar na apanha da uva, acompanhar o processo de vinificação e experimentar a tradicional pisa a pé. Já no Douro, esta mesma experiência decorre habitualmente entre final de Agosto e início de Outubro.

Para quem procura propostas deste âmbito noutros momentos, a Vila Galé disponibiliza experiências temáticas dedicadas ao enoturismo ao longo de todo o ano, com preços desde 120 euros, que incluem alojamento, provas de vinhos, visitas a quintas e às caves do vinho do Porto e passeios de barco no rio Douro, por exemplo.

A promover todas estas sugestões surge o actor Marcantonio Del Carlo, que tem «contribuído para divulgar não só as marcas Santa Vitória e Val Moreira, mas também um dos principais produtos portugueses, o vinho, e todas as experiências turísticas e gastronómicas que lhe estão associadas, graças à sua grande visibilidade».

Já para os fãs de azeite, o grande destaque será a programação especial do Vila Galé Clube de Campo, Alentejo, onde é possível fazer visitas guiadas ao lagar de azeite, bem como provas de azeite e, na época própria, participar na apanha da azeitona.

«Continuaremos a procurar novas oportunidades de negócio, bem como a apostar em novos produtos e experiências enoturísticas. Nesta fase, estamos também já a desenvolver um novo projecto dedicado aos vinhos verdes», revela Gonçalo Rebelo de Almeida, levantando a ponta do véu do Vila Galé Paço do Curutêlo, em Viana do Castelo, perto de Ponte de Lima, com abertura prevista para 2024. A novidade resultará da requalificação desta quinta e, além da componente hoteleira e de enoturismo, terá também produção de vinhos.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Vinhos, Azeites e Vinagres”, publicado na edição de Julho (n.º 312) da Marketeer.

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