Vidigueira transforma aguardente em gel desinfectante

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) junta-se à lista de marcas que estão a transformar álcool em gel desinfectante. Depois do Super Bock Group e da José Maria da Fonseca, também esta cooperativa alentejana se apresenta ao serviço, tendo já concluído com êxito os testes de uma solução de gel antisséptico.

O gel, proveniente de aguardente vínica, resulta de uma parceria com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA). Encontra, por isso, no Hospital José Joaquim Fernandes o seu destino prioritário, garantindo que todos os espaços essenciais têm este gel que permite a desinfecção das mãos.

A ACVCA explica que usou uma fórmula de produção recomendada pela Organização Mundial de Saúde, ajustando-a à sua realidade. O processo foi coordenado pelo Departamento Técnico da Adega e acompanhado pelo presidente José Miguel Almeida.

«Nos dias que correm, temos de acorrer ao que é mais necessário para ajudar o País e, percebendo que a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo estava com dificuldades em obter Gel Antisséptico, iniciámos de imediato os ensaios para a produção do mesmo», conta o presidente.

Segundo a ULSBA, o consumo mensal de gel desinfectante aumento para perto do triplo, no âmbito do combate ao COVID-19. Segundo Manuel Soares, vogal executivo, em nome do Conselho de Administração da ULSBA, tem sido «muito difícil respostas no mercado» e que «esta parceria é primordial e um balão de oxigénio na obtenção deste produto imprescindível».

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...