Vai nascer a primeira rádio de arquitectura em Portugal

É já amanhã, dia 13, que a Rádio Antecâmara irá ligar os seus microfones pela primeira vez. Trata-se de uma estação digital com podcasts inteiramente dedicados ao mundo da arquitectura. Em comunicado, apresenta-se como a primeira rádio de arquitectura em Portugal e a primeira em português em todo o Mundo.

A emissão acontece a partir da montra da galeria de arte Antecâmara, no bairro dos Anjos, em Lisboa. É aqui que é desenhada a programação da nova rádio, que junta arquitectos, curadores, jornalistas e membros da comunidade local.

Estão já confirmados 19 programas de autor com periodicidade semanal e mensal, com protagonistas como Mariana Pestana (arquitecta e curadora), João Nunes (arquitecto paisagista), Francisco Moura Veiga (arquitecto e investigador), Susana Ventura (arquitecta e filósofa), Pedro Campos Costa (arquitecto e curador), João Seixas (geógrafo e investigador em urbanismo) ou Andreia Gracia (arquiteta e curadora).

«A arquitectura precisa de media para poder chegar ao público em geral, sendo uma actividade com uma enorme importância e envolvimento com a sociedade, esta relação é necessária e útil», afirma Pedro Campos Costa, curador da rádio Antecâmara, justificando a importância do seu lançamento.

Segundo o responsável, o bairro onde a Antecâmara nasce não poderia ser o mais indicado, tando em conta que se trata de uma das zonas mais densas e cosmopolitas de Lisboa, onde habitam pessoas de mais de 100 nacionalidades. «Não esquecemos que um dos pilares fundamentais da arquitectura são as comunidades, são elas a essência da cidade e da arquitectura», acrescenta.

A rádio, que ambiciona expandir para lá das fronteiras nacionais, pode ser encontrada no seu website e em plataformas de streaming de podcasts como Spotify ou Apple Podcasts. O projecto conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes e com o apoio institucional da Junta de Freguesia de Arroios.

 

Artigos relacionados