Tranquilidade: Balanço positivo

O final de mais um ano aproxima-se a passos largos e, com ele, um momento necessário de balanço e retrospectiva. Este ano, a Tranquilidade trouxe para Portugal uma iniciativa do Grupo Generali que incentiva e dá visibilidade às pequenas e médias empresas (PME) com as melhores práticas de sustentabilidade. A iniciativa está presente em nove países (onde o grupo opera) e é de grande relevância, nomeadamente através das edições locais, nas diferentes geografias participantes. Junta-se ainda uma final europeia, que distingue os heróis europeus da sustentabilidade.

«A iniciativa identifica boas práticas de sustentabilidade que podem ser replicadas por outras empresas e aplicadas a nível global. Em Portugal, com a Tranquilidade, queremos incentivar e apoiar as PME na transição para a sustentabilidade e gerar um espaço de debate da sustentabilidade», afirma Maria João Silva, directora de Marketing da Tranquilidade.

A 1.ª edição do SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME em Portugal focou-se na vertente da sustentabilidade ambiental e foi um sucesso, com quase quinhentas candidaturas de PME a actuar em Portugal, de Norte a Sul e Ilhas. Este número de candidaturas representou um grande desafio para o júri de alto nível do prémio, composto por reconhecidas personalidades independentes do mundo empresarial, mas também dos universos associativo e académico. O trabalho de recepção e análise das candidaturas ficou a cargo da EY, knowledge partner da iniciativa em Portugal, que apoiou o trabalho do júri.

Na 2.ª edição do prémio em Portugal, mantém-se a vertente ambiental, valorizando as PME que contribuam para objectivos como redução do consumo de energia e economia circular, mas vai alargar-se também a mais duas vertentes: o bem-estar dos colaboradores das empresas e respectivas famílias; e a comunidade, distinguindo as PME que desenvolvam iniciativas com impacto positivo para as populações.

Na final nacional, foram distinguidos dez finalistas, tendo-se destacado duas menções honrosas, a Promecel e a ALGAplus, e uma vencedora, a Belcinto – que fabrica artigos de pele com desperdício zero e cujos produtos têm garantia para a vida, passando de geração em geração e combatendo, assim, o consumo rápido e o consumismo (mais informação disponível em tranquilidadepme.com).

A ALGAplus destaca-se também por ter sido a empresa portuguesa que este ano foi distinguida a nível europeu, numa cerimónia em Bruxelas, com a presença do comissário europeu para a Economia, Paulo Gentiloni, e a vice-presidente do Parlamento Europeu, Eva Kaili, entre muitos outros altos representantes de instituições europeias. A ALGAplus foi designada “herói europeu da sustentabilidade” com o seu projecto da economia do mar, que passa por produzir algas para a indústria farmacêutica e para o consumo alimentar, através de métodos inovadores que replicam o ecossistema natural, sem recurso a fertilizantes nem outros produtos químicos (mais informação em sme-enterprize.com).

Quanto à Belcinto, empresa vencedora da iniciativa em Portugal, recebeu da Tranquilidade seguros no valor de 10 mil euros, bem como um diagnóstico global de segurança com identificação de potenciais riscos ambientais, no valor estimado de 5 mil euros. Foi brindada também com a difusão e cobertura mediática nos formatos papel, digital e TV dos meios associados s da Cofina, media partner da iniciativa, a que se juntam um vídeo promocional da empresa, um diploma e um selo digital de “PME Sustentável”.

CORRER POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

O segundo grande momento destacado diz respeito à Tranquilidade Meia Maratona dos Descobrimentos: a Tranquilidade mantém a parceria com a Xistarca e é naming sponsor de mais uma edição desta prova, que faz já parte do leque de clássicos da corrida em Portugal. «Este ano, patrocinamos mais uma edição da já clássica Meia Maratona dos Descobrimentos, porque a actividade de running é para nós realmente importante. Com esta parceria, reforçamos a nossa aposta em duas frentes essenciais: o estilo de vida activa e saudável, que permite prevenir doenças; e o apoio a uma instituição que desempenha uma função de grande importância, a SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, que tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida dos portadores de Esclerose Múltipla, familiares e cuidadores», explica Maria João Silva.

De acordo com a responsável, está na altura de marcar na agenda a data da prova, mas há também outras formas de participar e abraçar o espírito da Tranquilidade Meia Maratona dos Descobrimentos. «A 4 de Dezembro vamos todos para a rua correr a meia maratona ou podemos aproveitar para correr distâncias mais curtas ou mesmo caminhar com os amigos e todos os membros da família, dos mais pequenos aos mais velhos. A marca Tranquilidade aposta em prevenir doenças através do incentivo à vida saudável e à difusão da cultura desportiva em todas as idades», acrescenta.

A Tranquilidade Meia Maratona dos Descobrimentos vai percorrer ruas de Lisboa, passando por zonas históricas e também por espaços verdes. E o mais importante é que todos podem participar, tanto os que correm os 21 km da meia maratona, como os que fazem os 10 km da corrida de estrada, aqueles que fazem a caminhada de 5 km e os mais pequeninos, que correm os 500 metros. As inscrições estão abertas até ao dia 29 de Novembro (meiamaratonadosdescobrimentos.com) e esta é uma oportunidade a não perder.

CUIDAR DO FUTURO

Outra iniciativa da marca em 2022 foi o lançamento do Tranquilidade Investimento Protegido. A Tranquilidade fomenta, assim, a poupança com este seguro de vida financeiro que combina duas componentes: a variável 50% garantida e a variável 50% protegida. «No primeiro trimestre deste ano, lançámos o Tranquilidade Investimento Protegido, um produto que pretende dar resposta às necessidades de investimento, com uma combinação de poupança e investimento, em partes iguais. Adicionalmente, quem compra este produto tem vantagens fiscais», adianta a directora de Marketing.

O Tranquilidade Investimento Protegido é um seguro de vida financeiro, em que metade do capital é aplicado num investimento garantido e a outra metade é aplicada numa componente variável com risco protegido. Este é um fundo do Grupo Generali com o potencial de alcançar uma rentabilidade superior às taxas de juro praticadas para aplicações mais conservadoras. Anualmente, quando o saldo da componente variável é superior ao da componente garantida, é automaticamente feita uma redistribuição equitativa por ambas as componentes, equilibrando os respectivos saldos.

Não existe custo de subscrição associado a este seguro, sendo mil euros o valor mínimo – e que pode ser reforçado com entregas complementares ao longo do contrato.

«O Tranquilidade Investimento Protegido foi pensado e desenvolvido para todas as pessoas que pretendem investir as suas poupanças sem um elevado risco, já que garante no mínimo 90% do capital investido e permite potenciar os ganhos. A simplicidade e a inovação deste produto financeiro vem dar resposta às necessidades dos clientes nesta área específica», acrescenta Isabel Farinha, directora da Oferta Vida da Tranquilidade.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 316) da Marketeer.

Artigos relacionados