Grupo Germano de Sousa: A investigação e o desenvolvimento como prioridades

Ao longo das suas quase cinco décadas de existência, o Grupo Germano de Sousa tem vindo também a acompanhar a evolução e os desafios da Medicina na sua área de especialidade para disponibilizar este saber aos colaboradores e aos doentes.

Na constante procura por essa actualização, José Germano de Sousa, médico patologista clínico e administrador do Grupo Germano de Sousa, refere o recente alargamento do laboratório, que duplicou a sua área em Lisboa, o que «representa, por um lado, a resposta à confiança que os colegas e os doentes sempre depositaram na qualidade dos nossos exames e diagnósticos laboratoriais; e, por outro, a diversidade e modernidade das técnicas e tecnologias desenvolvidas, visto que acompanhamos as mais recentes exigências da Medicina para preparar, assim e desde já, o futuro».

O LABORATÓRIO DE PORTUGAL

No mercado, o posicionamento do Grupo Germano de Sousa é claro: “o laboratório de Portugal”. Praticamente 50 anos ao serviço dos doentes, com qualidade e rigor, simbolizam «inovação e ética, foco no doente, profissionais altamente qualificados e diferenciados, entrega de resultados em linha com eficácia e altos padrões de qualidade, cumprimento das normas e boas práticas laboratoriais e, sobretudo, de acessibilidade e proximidade com o utente», destaca o administrador do grupo. Com mais de 550 pontos de colheita disponíveis, laboratórios centrais em Lisboa, Porto e Açores (São Miguel), a empresa assume o compromisso de ser “o laboratório de Portugal” e de estar mais próximo de todas as pessoas que vivem no nosso país. É com este propósito que assenta em três pilares – Ciência Médica, Capacidade Tecnológica e Ética – que se complementam para que a ciência e a Medicina progridam.

O Grupo Germano de Sousa é mais que uma rede de laboratórios de Patologia Clínica. Para José Germano de Sousa, a investigação e o desenvolvimento são uma prioridade que tem permitido à empresa acompanhar a evolução e os desafios, pondo à disposição dos médicos e dos doentes todo esse saber. Para além do Laboratório de Patologia Clínica, área de excelência do Grupo Germano de Sousa, outros dois laboratórios reforçam a posição de liderança da empresa no mercado: o Laboratório de Anatomia Patológica e o Laboratório de Genética.

O administrador do Grupo Germano de Sousa acrescenta que, «ao nível nacional e de resposta em termos de postos de colheita, foi especialmente importante crescer geograficamente e oferecer postos de colheita em Portugal para pacientes de todo o país. Disponibilizar análises laboratoriais fora das principais cidades foi fundamental nos últimos anos e reforçou o nosso alcance fora dos centros urbanos concentrados ». O responsável acrescenta que é objectivo da empresa criar a maior escala nacional possível para proporcionar «uma oferta única ao País».

Sobre a aposta da empresa a nível internacional, José Germano de Sousa refere que «temos feito um esforço importante no investimento em soluções únicas laboratoriais de excelência. Assim podemos oferecer testes laboratoriais específicos e inovadores para o mercado internacional».

Outro tema de particular relevância para o Grupo Germano de Sousa é o da sustentabilidade, sobre o qual a empresa tem uma visão holística de gestão ESG, onde as preocupações com o meio ambiente e com as pessoas devem estar no mesmo patamar que as de governance. O responsável afirma que «materializamos as nossas prioridades estratégicas na saúde de qualidade, na educação de qualidade, na igualdade de género, no trabalho digno, na capacitação e bem-estar dos trabalhadores, no crescimento económico, na produção e consumo sustentáveis e no cumprimento da nossa meta de descarbonização, com redução ano após ano das nossas emissões de CO2, tornando-nos numa empresa neutra em emissões de carbono. Integramos anualmente no plano estratégico global da empresa projectos de responsabilidade social corporativa».

No que diz respeito aos objectivos para este ano, José Germano de Sousa aponta a Medicina laboratorial como uma área com um papel cada vez mais preponderante no rápido diagnóstico, eficaz monitorização e correcto prognóstico da doença. Para o administrador, «o laboratório tem o dever e a responsabilidade médica, técnica, científica e humana de dar aos que nele confiam um saber e uma resposta de qualidade e mais-valia profissional. Esta tem sido sempre e continuará a ser a missão do Grupo Germano de Sousa».

O responsável lembra ainda que a Medicina tem evoluído de forma rápida e com resultados positivos, o que permitiu aumentar a esperança média de vida e melhorar a qualidade de vida dos doentes. Uma das áreas que mais tem evoluído nas últimas décadas é a Genética. «O serviço de Genética reduz o tempo de diagnóstico, permite a escolha de uma terapêutica adequada e impede ou minimiza possíveis sequelas da doença. Tem permitido salvar vidas através do aconselhamento genético, estudo aprofundado e tratamento de doenças como o cancro e tem possibilitado avanços na produção de medicamentos. Este é talvez o novo paradigma da Medicina, tornando possível a predição, prevenção, diagnóstico e terapêutica de uma doença específica tendo como base o perfil genético individual e/ou perfil mutacional do tumor. É uma Medicina personalizada, baseada na informação clínica, genética e ambiental de cada paciente e os novos métodos de análises moleculares permitem prevenir, diagnosticar e melhorar a doença. A biópsia líquida é já uma realidade no Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa. Através deste procedimento, que permite aceder ao material genético do tumor de forma não invasiva, analisando ADN e ARN, fornecemos informação valiosa ao oncologista.»

UM AMBIENTE FAMILIAR

O Grupo Germano de Sousa é uma empresa 100% portuguesa e assenta numa base inteiramente familiar. Deste modo, a empresa procura fomentar e cultivar esse espírito familiar junto dos 1600 colaboradores, independentemente do seu grau de responsabilidade, em todo o País.

José Germano de Sousa elenca um conjunto de factores que descrevem a empresa como um bom local para trabalhar: «Um ambiente de trabalho saudável, que promove o bem-estar, a formação e o desenvolvimento profissional; práticas de gestão de recursos humanos eficazes, incluindo comunicação aberta, benefícios adequados, contribuem para a satisfação e a lealdade dos colaboradores; a confiança e a cooperação são elementos-chave nas relações com parceiros de negócios – parcerias estratégicas bem-sucedidas podem levar também as sinergias que beneficiam todas as partes envolvidas; o envolvimento com a comunidade; responsabilidade social corporativa, como práticas sustentáveis e éticas, etc. Quando uma organização consegue construir relacionamentos sólidos com colaboradores, parceiros e a comunidade em que está inserida, cria-se uma base sólida para o reconhecimento positivo interno e externo.»

Por fim, o Grupo Germano de Sousa credita que o futuro está na Medicina de precisão e na Medicina personalizada, bem como na predição da doença, no diagnóstico precoce e na prevenção da doença. «Devemos, portanto, mudar a visão do futuro. Cada vez mais, temos uma melhor compreensão do risco de ter doença, da sua causa, do risco da doença e de todos os factores genéticos e epigenéticos, para ter o conhecimento específico do alvo da medicação. A nossa principal prioridade é estar na vanguarda da tecnologia com novos tipos de testes, como na Medicina personalizada, através da genética, patologia molecular e oncogenómica» conclui o administrador do grupo.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 333) da Marketeer.

Artigos relacionados