Temu arrasa e faz tremer a Amazon: gigante do comércio online aumenta em 15 vezes o número de utilizadores (só num ano)
Depois do fenómeno da SheIn, é a vez de a Temu também brilhar no mercado do retalho online, que disponibiliza um sem fim de produtos a preços baixos. A fama é tanta que, de acordo com o El Economista, a empresa chinesa já ameaça outras gigantes como a Amazon, o El Corte Inglés ou o Aliexpress em território espanhol.
Segundo um estudo da Semrush, uma plataforma especializada na gestão da visibilidade online e no marketing de conteúdos, a empresa conseguiu multiplicar por 15 o número de utilizadores em apenas um ano, passando de 678 mil para 10,8 milhões.
Isto deve-se ao seu modelo de negócio, que facilita a ligação directa entre os consumidores e os fabricantes chineses de baixo custo. No entanto, apesar do seu sucesso, a plataforma tem estado no centro de muitas controvérsias. Palavras como “scam”, “scamming” e “cheating” estão no topo das manchetes das principais histórias do Google relacionadas com este tema.
De acordo com a Semrush, o perfil predominante do comprador da Temu caracteriza-se por ser maioritariamente feminino, representando 59,8% da sua base de utilizadores. Estes utilizadores tendem a ter entre 25 e 34 anos – 22,5% da audiência da plataforma. No que diz respeito à sua situação económica, 65,1% do total, tem um rendimento baixo.
A interacção com a Temu é feita através de dispositivos móveis, com 70,03% dos utilizadores a aceder desta forma. Durante as suas visitas, exploram cerca de quatro páginas diferentes e gastam, em média, 12 minutos e 16 segundos em cada sessão.
Embora a Temu tenha registado um crescimento notável, as principais plataformas de comércio electrónico em Espanha continuam a ser o El Corte Inglés e a Amazon, ambas com mais de 12 milhões de utilizadores mensais.