Tangity é a nova agência criativa liderada por Ester Leotte

Conjugar estratégia, criatividade e design com as competências da consultora global de negócio e tecnologia NTT Data, para ajudar os marketeers a navegar este mundo complexo e em constante mudança. É esta a proposta da nova agência Tangity que, depois de Londres, Milão, Munique, Roma, Shanghai, Tokyo e Veneza, chega a Lisboa, alargando a rede de agências criativas da NTT Data para responder aos novos desafios dos Chief Marketing Officers (CMO).

«O lançamento da Tangity é mais um passo da jornada de posicionamento global da NTT Data enquanto uma consultora líder e de espectro alargado, nomeadamente em Portugal. Estamos muito confiantes relativamente ao valor diferencial que aportamos ao mercado e é, por isso, que afirmamos com ambição que pretendemos multiplicar o volume de negócios desta área», comenta Tiago Barroso, CEO da NTT Data Portugal.

Este lançamento é o culminar de um processo de consolidação da oferta de serviços de marketing da NTT Data. Segundo a empresa surge depois de vários projectos locais serem premiados nacional e internacionalmente, representando também um novo impulso e um reforço do investimento, para posicionar as soluções tangíveis e intuitivas da agência como uma referência em serviços de publicidade, comunicação, experience design e performance marketing.

A agência será liderada por Ester Leotte, Head of Tangity Portugal, que contará com Pedro Lavinha na equipa de Direcção como Advertising & Communication Director e com André Sentieiro como Creative Director. “Vão dirigir uma equipa em crescimento e que conta hoje com mais de 60 Tangiteers, entre strategists, marketeers, producers, designers, art directors, copywriters, project managers e muitos outros perfis, que se encontram em Lisboa e Óbidos – num Hub dedicado a experience design”, explica a empresa em comunicado.

A equipa trabalhará em colaboração com os consultores da NTT Data, tirando proveito do conhecimento de negócio e tecnologia da consultora, para responder aos desafios.

«A Tangity é a agência certa para as marcas desenharem o futuro do marketing. Conjugando a diversidade de competências da equipa criativa, assim como a experiência em marketing e comunicação que acumulamos juntos, com o know how de negócio e expertise tecnológica da NTT Data, a Tangity é capaz de ultrapassar desafios complexos e apresentar uma visão fresca e inovadora, para dar uma nova vida às marcas, potenciando o seu impacto e a eficiência que se exige nos dias de hoje», explana Ester Leotte.

Ester Leotte explicou, em conversa com a Marketeer, o que é que esta agência aporta ao mercado e quais as mais valias que a sua experiência soma ao colectivo.

Ester Leotte

Quais as valências do seu passado profissional que serão mais determinantes neste novo desafio?

Diria que o facto de ser directora Comunicação e de Marketing há cerca de 14 anos, liderando tanto marcas B2B como B2C me permite ter uma perspectiva muito clara da visão do cliente e de como podemos agir para ir ao encontro das necessidades dos Chief Marketing Officers. Ao longo do meu percurso, tive a oportunidade de lançar marcas, serviços, apps e múltiplas campanhas, coordenando várias agências e stakeholders em torno de um objectivo comum, o que me permite facilmente empatizar com os desafios dos clientes. Mais ainda no contexto actual, em que a transformação tecnológica, a hipersegmentação dos públicos e a existência de sociedades informadas colocam grandes desafios aos marketeers. Além disso, faço da pintura um hobby, o que me dá perspectiva sobre o processo criativo e uma grande compreensão do valor das ideias, da originalidade e do tempo que é preciso para idealizar, maturar e criar.

Os potenciais clientes da Tangity são apenas os clientes da NTT Data ou o leque será mais alargado?

Os nossos clientes são e serão também clientes da NTT Data, porque a Tangity é uma marca da consultora. Ainda assim, há projectos que podem ter apenas serviços Tangity e outros que serão complementados por serviços da NTT Data.

A agência arranca já com algum cliente em carteira?

O lançamento da Tangity em Portugal é o culminar de um processo de consolidação da oferta de serviços de marketing da NTT Data, que surge de forma natural, depois de vários projectos locais serem premiados nacional e internacionalmente. Isto quer dizer que já temos vários clientes em carteira, com os quais trabalhamos numa base regular.

Em termos de equipa, exclusivamente dedicada à Tangity, com quantas pessoas arrancam e qual a previsão no final do primeiro ano de actividade?

A equipa é de momento constituída por 60 pessoas, entre strategists, marketeers, producers, designers, art directors, copywriters, project managers e muitos outros perfis, que se encontram distribuídas entre Lisboa e Óbidos – num Hub dedicado a experience design. Depois, a equipa trabalha de forma muito próxima com os consultores da NTT Data, beneficiando do conhecimento de negócio e tecnologia da consultora, o que quer dizer que as equipas podem escalar à medida das necessidades de cada projecto. De qualquer forma, a perspectiva que temos é a de continuar a contratar ao longo do ano, para reforçar a equipa residente da Tangity, com a ambição de a duplicar no espaço de dois anos.

O que distingue a Tangity das restantes agências criativas existentes no mercado?

A Tangity é uma agência criativa que nasceu organicamente dentro da NTT Data (e não por aquisição), para conjugar competências de estratégia, criatividade e design, com o conhecimento de negócio e capacidades tecnológicas da consultora. Isto é o que verdadeiramente nos diferencia. Temos a robustez de processos de consultoria e o músculo financeiro da NTT Data e, além disso, conseguimos oferecer aos departamentos de marketing soluções integradas, end-to-end, que respondem aos desafios mais complexos, que exigem a conjugação de pensamento criativo, conhecimento de negócio e capacidades tecnológicas. Juntamos a tudo isto, uma equipa com grande reconhecimento no mercado e que já recebeu vários prémios individuais e colectivos, o que acrescenta credibilidade e reputação à nossa proposta de valor.

Texto de Maria João Lima