Também sente que a sua menstruação está alinhada com a da sua melhor amiga?
Muitas vezes, mulheres que vivem na mesma casa ou passam muito tempo juntas (por exemplo, colegas ou amigas) sentem que têm a menstruação ao mesmo tempo, ou seja, a menstruação sincronizada.
A Intimina explica que a sincronização menstrual ocorre quando o ciclo menstrual de duas ou mais pessoas menstruadas, que moram ou passam muito tempo juntas, se torna gradualmente sincronizado, o que significa que iniciam os seus ciclos de períodos mensais aproximadamente na mesma altura do mês.
Este fenómeno também pode ser designado por efeito McClintock, que foi o ponto de partida da discussão, lançada nos anos 70. Nessa década, um estudo realizado por Martha K. McClintock, psicóloga americana da Universidade de Harvard, concluiu que a interacção social pode afectar o ciclo menstrual. O estudo, que analisou 135 alunas que viviam juntas nos dormitórios da faculdade, concluiu que as suas feromonas interagem e criam empatia entre si, de modo que os ciclos menstruais passam a coincidir uns com os outros.
No entanto, a Intimina salienta que já durante os anos 80 e 90, investigações começaram a concluir resultados diferentes, sugerindo que não existiam evidências. E em 2006, um estudo realizado junto de uma amostra de 186 mulheres revelou que efectivamente não havia qualquer evidência no que diz respeito à sincronização menstrual.
Estes últimos estudos não encontraram evidências conclusivas a favor ou contra a sincronização da menstruação, nem que haja interacção entre as feromonas de pessoas que estão muito próximas. “A sincronização pode acontecer por acaso em determinado momento da vida menstrual porque nem sempre a menstruação aparece na data certa e, dessa forma, há uma grande probabilidade de que possa aparecer na mesma altura de alguém que está próximo. O que sabemos é que se torna mais fácil quando se partilham os sintomas da menstruação com alguém que nos é próxima e na mesma situação. Conversar com alguém que também está com o período é um factor psicológico positivo para lidar com a situação”, sublinha a Intimina.